Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Discurso de Lula foi considerado acima do tom por dirigentes do PT

Um dos pontos negativos teria sido afirmação de que Jair Bolsonaro 'arrumou um jeito de não trabalhar'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

discurso de Lula no sábado (9), um dia depois de deixar a prisão, foi considerado acima do tom por dirigentes do PT. A ideia é que os próximos pronunciamentos do ex-presidente sejam mais moderados.

O ex-presidente Lula discursa em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo - Marcelo Chello — 9.nov.2019/Folhapress

MENOS 

Os petistas já ouviram inclusive de interlocutores no Judiciário que o tom mais radical só causa ruído e dificulta a possibilidade de que os julgamentos em que ele está envolvido ocorram em um ambiente sereno.

MOMENTO 

O viés radical do discurso em alguns momentos foi creditado à emoção e ao entusiasmo de Lula por ter acabado de sair da prisão.

GAFE 

Um dos pontos negativos, segundo as análises, foi o momento em que ele afirma que Jair Bolsonaro, quando jovem, “arrumou um jeito de não trabalhar. Ele foi fazer o serviço militar”.

EU VOLTEI 

Os pixulecos vão ressuscitar. Bonecos infláveis gigantescos que mostram Lula como presidiário, eles foram esvaziados e guardados desde que o petista foi detido.

PEDALADA 

O primeiro a reaparecer será o menor deles, vestido pelo jornalista Vinicius de Aquino, do Movimento Brasil. Ele ganhou fama em 2015 ao tentar andar de bicicleta ao lado da então presidente Dilma Rousseff.

GALERA 

“Vamos fazer uma visita de agradecimento ao STF [Supremo Tribunal Federal, que tomou decisão que possibilitou a liberdade do petista]”, diz Aquino. No dia, ele pretende dar uma volta na Praça dos Três Poderes de patinete com a placa: “Oi, galera, voltei!”.

DISCO 

Os petardos disparados pelo governador de SP, João Doria (PSDB-SP), depois que Lula saiu da prisão foram considerados um equívoco por aliados dele no DEM, partido que faz parte da coalizão de seu governo.

CAMAROTE 

De acordo com um dirigente, a hora seria de ficar “calado” e deixar o radicalismo entre Lula e Bolsonaro começar a incomodar as pessoas.

BALANÇA 

Ao se alinhar ao discurso bolsonarista, o governador se inviabilizaria como alternativa de centro, moderada.


ACABOU CHORARE

A atriz Marieta Severo foi à estreia de "Novos Baianos" prestigiar a neta, Clara Buarque, que integra o musical ao lado do ator Beiço. O evento ocorreu no Sesc Vila Mariana, em SP, na sexta (8). A atriz Marcia Dailyn e o músico João Gil passaram por lá. A atriz Mariana Jascalevich  também faz parte do elenco.


LISTA 

O professor de história Ricardo da Costa, que, neste ano, atuou como assessor especial do ex-ministro Vélez Rodríguez, da Educação, é um dos cotados a assumir a presidência da Funarte. No ano passado, o escritor Olavo de Carvalho, guru bolsonarista, chegou a sugerir o nome de Ricardo para o MEC, em sua página no Facebook.

SALVA DE PALMAS 

Há uma semana, em canal no YouTube, Ricardo publicou um vídeo declarando "irrestrito apoio" ao dramaturgo Roberto Alvim, que foi nomeado secretário da Cultura após atacar a atriz Fernanda Montenegro.

MODO DE ESPERA 

O departamento jurídico do Atlético-MG aguarda a identificação do torcedor que exclamou “olha a sua cor” a um segurança negro no Mineirão, no domingo (10), durante o jogo do clube contra o Cruzeiro, para definir as medidas.

TCHAU, QUERIDO 

Caso ele seja sócio, sua exclusão do quadro é certa. O clube também estuda a possibilidade de vetá-lo dos estádios. 

HASHTAG 

movimento Observatório da Discriminação Racial no Futebol também iniciou conversas com o Atlético para que o clube entre em campo com uma faixa ou vestindo camisetas estampando a frase “Chega de Preconceito” em um dos próximos jogos. ​

CONFIRMA

Em um almoço com deputados do PT e o governador Wellington Dias, do Piauí, na semana passada, o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que tem a intenção de concorrer à prefeitura de São Paulo em 2020. Caso o partido decida lançar candidatura própria, ele disputará as prévias.

PARA VER... 

A Pinacoteca de SP anuncia na quarta (13) a aquisição de novas peças para o seu acervo por meio de comodato da coleção de obras mantida pela socióloga Evelyn Ioschpe e o seu marido, o empresário Ivoncy Ioschpe. 

... DE PERTO 

Entre as peças que integram o conjunto estão trabalhos de artistas como Tarsila do Amaral e Iberê Camargo.

TEIA 

Para montar a instalação “Além da Memória”, que tem 13 metros de altura e será exibida em exposições em São Paulo, Brasília e Rio, a artista japonesa Chiharu Shiota usou mais de 4.000 novelos de lã. As linhas são da Pingouin Fios e foram escolhidas por ela. A mostra abre na quarta (13) no Centro Cultural Banco do Brasil de SP.


GRANDE CORAÇÃO

A atriz Regina Casé participou do lançamento da novela “Amor de Mãe”, no Rio de Janeiro, na semana passada. Os atores Vladimir Brichta e Adriana Esteves e a atriz Taís Araújo também foram à festa.


CURTO-CIRCUITO

O espaço Estufa expõe modernistas brasileiros. Nesta terça (12), às 19h.

Milton Hatoum lança o livro "Pontos de Fuga". Na Livraria da Vila da Fradique, nesta terça (12), às 19h.

O Museu de Arte Sacra de SP abre sua exposição itinerante. Nesta terça (12), às 11h, no Museu de Iguape.

A padaria Mundo Pão do Olivier abre sua primeira franquia.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.