Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Joice Hasselmann fará PowerPoint para denunciar milícias digitais

Deputada se inspirou em apresentação de Deltan Dallagnol para acusar Lula em 2017

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) está preparando um PowerPoint para detalhar o que diz serem as várias células de milícias digitais que atuam na internet para espalhar informações mentirosas ou distorcidas contra desafetos do presidente Jair Bolsonaro e do governo. Ela vai depor na quarta (20) na CPMI das fake news.

0
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), em Brasília (DF) - Pedro Ladeira/Folhapress

ESTILO 2 

Cada célula será representada em um organograma com a foto de seu líder no centro —e, saindo dele, suas ramificações. A ilustração é inspirada no PowerPoint que Deltan Dallagnol fez para acusar Lula de chefe de uma organização criminosa em 2017.

ESTRELA 

O vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filhos do presidente, devem aparecer na apresentação.

FILA 

A deputada deve listar ainda funcionários de gabinetes que receberiam para alimentar as redes sociais com o que ela diz serem fake news.

ASSINATURA 

Joice, que foi aliada de primeira hora de Bolsonaro e líder de seu governo no Congresso, vai pedir que a CPMI quebre o sigilo de mais de mil páginas que espalhariam notícias mentirosas ou manipuladas nas redes sociais.

FEBRE 

Há uma discussão ainda sobre se ela deve subir a temperatura de sua fala ao máximo ou se faz um depoimento um pouco mais frio.

NA CHUVA  

Com a abertura de processo de expulsão do grupo de Bolsonaro do PSL, o partido deve tentar retirar da CPMI das fake news os parlamentares ligados a ele que atuam na defesa do governo nas investigações. Entre eles, Eduardo Bolsonaro.

É MEU AMIGO

O deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) convidou o ministro Dias Toffoli, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), para a sessão solene em homenagem aos 124 anos do Flamengo, nesta terça (19).

BRIGOU COMIGO 

O ministro tem sido alvo de ataques da bancada bolsonarista na Câmara e de passeatas que criticam sua atuação no STF.


SOBRE RODAS

O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton e o ex-piloto David Coulthard foram à festa Mercedes-Benz Motorsport Night, no hotel Four Seasons, em SP, no sábado (16). O apresentador Otávio Mesquita, o executivo da empresa no Brasil, Holger Marquardt, e o promoter Beto Pacheco também passaram por lá.


PEDRA

O desejo do policial Jorge Chastalo, que foi carcereiro de Lula, de escrever um livro sobre o período em que conviveu com o ex-presidente na prisão em Curitiba ainda esbarra em questões legais e éticas, segundo ele.

TU MESMO 

O agente afirma que precisa agir com cautela por uma questão moral. Afinal, diz, Lula conversava com ele por não ter outra opção.

ESPELHO 

Durante os 580 dias em que Lula ficou preso, Chastalo apareceu ao lado dele em quase todas as fotos feitas quando o petista apareceu em público.

Acabou celebrizado como o “Rodrigo Hilbert da PF”, pela semelhança com o ator.

COMO CRIANÇA 

A dramaturga Leilah Assumpção, 76, oferecerá um coquetel só com docinhos e salgadinhos no lançamento de seu livro “Memórias Sinceras”, no sábado (23), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em SP. As bebidas alcoólicas serão cortadas para que o cardápio se assemelhe aos de festas infantis.

DOCE VENENO 

O coquetel é uma ironia: Leilah conta que, na ditadura militar, foi censurada e impedida de escrever a palavra “brigadeiro”, alta patente da Aeronáutica, em seus textos.

DE OLHO 

O ator Antonio Fagundes deu uma bronca em alguns espectadores após a apresentação da peça “Baixa Terapia”, em SP, na sexta (15).

Em conversa com o público, ele avisou que viu parte da plateia filmar o espetáculo.

DE OLHO 2 

“Espero, por favor, que não divulguem as cenas na internet”, disse ele. “Prejudicaria um trabalho de três anos”, completou.

NO ASFALTO 

A Prefeitura de São Paulo chegou ao menor número de pedidos para tapar buracos na cidade desde 2015. O executivo municipal registrava, no começo deste mês, 7.600 solicitações para este fim realizadas pelo telefone 156. Em janeiro de 2018, havia 50 mil pedidos do tipo.

COMBO 

O Instituto Ronald McDonald vai inaugurar no dia 26 a sétima casa para abrigar crianças e adolescentes com câncer em tratamento no hospital Santa Marcelina, em parceria com o Tucca. A nova unidade ficará em Itaquera, na zona leste de São Paulo.


BANDEIRA QUADRICULADA 

O piloto Bruno Senna guiou um carro do tio Ayrton no autódromo de Interlagos, em SP, no domingo (17), antes do GP de F-1. A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, esteve lá. O ex-jogador Elano e a jornalista Fabiana Scaranzi assistiram à corrida.


CURTO-CIRCUITO

A galerista Regina Boni recebe o título de cidadã paulistana. Na Câmara Municipal de São Paulo, nesta terça (19), às 19h.

O programa Itaú Mulher Empreendedora lança o o livro “Somos Empreendedoras”. Nesta terça (19), no Cubo Itaú, às 9h.

Os jornalistas Chico Otávio e Aloy Jupiara lançam o livro “Deus Tenha Misericórdia dessa Nação — A Biografia Não Autorizada de Eduardo Cunha”. Nesta terça (19), às 19h, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

O Museu do Futebol inaugura a exposição “Pelé 1000 Gols”. 

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.