Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Número de denúncias recebidas pelo Disque 100 cresceu 19% no primeiro semestre

Entre as violações denunciadas contra crianças e adolescentes, 80% foram de abuso sexual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de denúncias recebidas pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, cresceu 19% no primeiro semestre deste ano em comparação a 2018. Foram 123.441 casos registrados até junho.

Crianças que moram na casa-abrigo Nosso Clubinho, da Soberp, em Ribeirão Preto - Silva Junior - 18.abr.2014/Folhapress

PEQUENOS 

Entre as violações denunciadas contra crianças e adolescentes, 80% foram de abuso sexual. As vítimas têm em sua maioria entre 4 e 7 anos (21,8%). Em seguida vem a faixa de 8 a 11 (20,2%). Ao todo, foram registrados 45.585 denúncias neste grupo. 

VELHOS 

Também foram computados 21.749 casos de violações contra idosos, como negligência, violência psicológica, abuso financeiro e agressões físicas. Isso representa um crescimento de 29,7% em relação ao ano passado. 

RAPIDEZ 

Segundo a ouvidoria do Ministério, esse aumento se deve a uma série de melhoras no serviço do Disque 100, o que faz com que o usuário tenha mais disponibilidade para utilizá-lo. Entre elas está a diminuição do tempo de atendimento de 60 minutos para 20 segundos em 97% das ligações recebidas.

VIVA VOZ 

Outra alteração foi a redução de ligações perdidas para 1% das chamadas. O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos.

ESQUENTOU 

Parlamentares paulistas querem levar o deputado estadual Douglas Garcia (PSL) ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). 

TAPAS 

Eles alegam que Garcia defende atos de agressão e violência porque assinou uma moção de aplausos a Augusto Nunes, comentarista da rádio Jovem Pan, que bateu o jornalista Glenn Greenwald no programa Pânico.

CIDADE... 

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso falou no fim de semana na École Politechnique, em Paris, para estudantes brasileiros na Europa reunidos pela BRASA. 

...LUZ 

Ele apresentou o seu novo trabalho sobre revolução tecnológica, recessão democrática e mudança climática, recém-publicado pelo site da Harvard Kennedy School.


Nova página

O advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira celebrou os 50 anos de carreira lançando o livro "Liberdade" em seu novo escritório, em SP, na semana passada. O apresentador Jô Soares, o economista Delfim Netto e o ex-presidente Michel Temer compareceram. O jornalista Juca Kfouri também passou por lá, assim como os advogados Theo Dias, Marco Aurélio de Carvalho, Pierpaolo Cruz Bottini, José Carlos Dias, José Luis Oliveira Lima e Fábio Tofic Simantob.


TROCA...

A Federação Paulista de Futebol (FPF) assinou um acordo de cooperação com a LaLiga, associação que organiza o campeonato espanhol. 

... DE PASSES

O convênio terá duração de dois anos e prevê uma série de ações de intercâmbio, ainda sendo delineadas, em cursos, competições, futebol feminino e marketing. 

OLÉ

A LaLiga se tornou uma indústria do entretenimento, e queremos buscar essa referência para fortalecer e modernizar o futebol de São Paulo", diz o ex-jogador da seleção Mauro Silva, vice-presidente da FPF.

LADO...

Em turnê pela Europa, o cantor Djavan vai se encontrar pela primeira vez com o músico uruguaio Jorge Drexler no show que o brasileiro fará em Madri, na Espanha, na quarta (13).

...A LADO

Os dois cantam juntos na música "Esplendor", do último disco do alagoano, "Vesúvio". Mas, para a faixa, as vozes foram registradas em estúdios diferentes. Djavan se apresenta em São Paulo nos dias 23 e 24 deste mês.

CLAQUETE

O diretor Heitor Dhalia está gravando o longa "Ballad of a Hustler" em Nova York, nos EUA. "É um filme que faz um retrato da era Trump, com esse momento das imigrações", afirma Dhalia. 

AÇÃO

Estão escalados no elenco nomes como as atrizes Andréa Beltrão e Carla Quevedo e os atores Bernardo Barreto e Robbie Johns.

HOMENAGEM

O ator, diretor e produtor Paulo Betti ganhará retrospectiva de sua obra na quinta edição do Santos Film Fest — Festival Internacional de Cinema de Santos, que ocorrerá entre 23 de junho e 1º de julho de 2020. São previstas mais de 100 sessões de cinema em diversos pontos da cidade do litoral paulista.

GUARDIÃ

A empresária Maythe Birman será a coordenadora do programa de patronos da Pinacoteca de SP em 2020. 

MOLDURAS

Os recursos arrecadados pelo projeto são destinados à aquisição de obras de arte contemporâneas brasileiras. Desde seu lançamento, em 2012, o acervo do museu ganhou 65 novas peças.

PALCO

O Teatro Raul Cortez, em São Paulo, vai estrear o espetáculo "Grandes Encontros da MPB" em 22 de novembro. A direção musical é de Delia Fischer, que concorre ao Grammy Latino de melhor álbum de MPB.


CURTO-CIRCUITO

O Ministério da Saúde lança um novo programa de informatização ligada à base do SUS. Nesta segunda (11), em Alagoas.

O bailarino Thiago Soares se apresenta em "Suíte Dom Quixote". Dias 21 e 22, às 20h30, no Teatro Alfa.

O Mix Up Fashion Market traz lançamentos na Surprise Sale. Dias 12 e 13, na Estação SP.

Johnny Saad recebe convidados para assinatura de cooperação com o Grupo de Mídia da China. Nesta segunda (11), na sede da Band.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.