Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

TSE julga na terça se partidos políticos podem ser criados com assinatura digital

Decisão interfere nos planos de Jair Bolsonaro, que está lançando uma nova legenda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve decidir na terça (26) se a Justiça pode aceitar assinaturas eletrônicas de eleitores para a formação de um partido político. A decisão interfere nos planos de Jair Bolsonaro, que está lançando uma nova legenda.

O presidente Jair Bolsonaro durante solenidade no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira — 4.nov.2019/Folhapress

ACELERA

O presidente tem pressa: se seu partido for oficializado até abril, poderá lançar candidatos a vereador e a prefeito. Para isso, precisa coletar 491.967 assinaturas, que precisam ser checadas pela Justiça Eleitoral. As rubricas eletrônicas acelerariam o processo.

PAPEL 

A situação, no entanto, não é tranquila: o Ministério Público Eleitoral já deu parecer contrário e ministros do TSE tendem a rejeitar a inovação.

LÁPIS 

O advogado Admar Gonzaga, que está à frente da formação do novo partido, afirma que o grupo de Bolsonaro não está contando com a possibilidade de assinaturas digitais. “Essa narrativa foi criada pela imprensa”, afirma ele.

DOBRO

“Em primeiro lugar, poucas pessoas têm assinaturas certificadas. E elas teriam que ser conferidas no cartório. Seria o dobro do trabalho”, segue Gonzaga.

FIEL 

A coleta de assinaturas, diz ele, deve ser rápida: a página da legenda no Instagram já tem 416 mil seguidores. “Já imaginou quantas assinaturas conseguiremos em grupos como os evangélicos?”, afirma. 

NA MESMA 

A Justiça negou pedido de Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de José Dirceu, para que ele fosse solto depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou a prisão após condenação em 2ª instância.

NA MESMA 2 

A juíza Sueli Zeraik Armani disse que prefere esperar o acórdão da corte antes de decidir. Ela já tinha despachado da mesma forma em caso anterior.

PORTA 

O advogado Roberto Podval, que representa Dirceu e o irmão, vai recorrer ao STF.

HOMENAGEM 

O artista gráfico Elifas Andreato, 73, receberá o título de Cidadão Paulistano na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia de entrega será na segunda (25), às 19h.


A atriz Juliana Didone veste uma regata rosa estampada com um coração e uma cala jeans. Ela posa para a foto com a mão direita no bolso e a perna esquerda ligeiramente envergada. Seu cabelo está loiro. O fundo é composto de tábuas na horizontal pintadas e um azul acinzentado.
A atriz Juliana Didone estrela minissérie que será exibida em perfil de Instagram - Bruno Sotto

NA TELINHA

A atriz Juliana Didone estrela a minissérie focada no universo feminino produzida pela Vogue Brasil com a Hysteria, núcleo feminino de criação da produtora Conspiração; a atração será exibida no perfil de Instagram da revista


CALMA, CAPITÃO

O ex-ministro Gustavo Bebianno revelou, na entrevista que concedeu nesta semana ao jornalista Fabio Pannunzio, da TV Giramundo, como conseguiu “apaziguar” a relação de Jair Bolsonaro com a imprensa.

AMOR 

Bolsonaro “detestava”, por exemplo, o colunista de rádio Augusto Nunes, da Jovem Pan, segundo Bebianno. “Eu promovi uma aproximação entre os dois e hoje ele ama o Augusto”, afirma o ex-ministro.

PORTA-VOZ 

Na segunda parte editada da entrevista, que vai ao ar até o fim da semana, Bebianno diz que, na condição de articulador de Bolsonaro, sondou Nunes para assumir a Secom (Secretaria de Comunicação), do governo —mas ele recusou. O ex-ministro também diz ter procurado Claudio Dantas, do site O Antagonista, para a função —mas ele também “rejeitou de plano”.

QUEBRADA 

O grupo G10 das Favelas, formado pelas maiores comunidades do Brasil, lançará o Fundo para Empreendedores de Impacto com recursos do Brasil, Europa e EUA. O dinheiro será usado para incentivar negócios de impacto social instalados em favelas.

TODOS JUNTOS 

A ideia é arrecadar fundos via financiamento coletivo. O projeto tem parceria com o grupo empresarial Brasil 200 e será anunciado no sábado (23), no Slum Summit 2019.

TROCA

A secretaria municipal de Cultura de SP vai resgatar o projeto “RAPensando a Educação”, que leva palestras de nomes do rap nacional aos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Neste mês, se encontrarão com jovens a empresária Eliane Dias, a cantora Negra Li, o DJ KL Jay e os rappers Edi Rock, Ice Blue e Rico Dalasam. 

MEMÓRIA 

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de SP vai entrar com uma representação no Ministério Público pedindo que a Assembleia Legislativa de SP (Alesp) cancele a homenagem ao ditador chileno Augusto Pinochet. O evento foi marcado para o dia 10 de dezembro a pedido do deputado Frederico D’Avila (PSL). 

MOBILIZAÇÃO 

O PSOL iniciará uma campanha para tornar a data 14 de março —dia em que a vereadora Marielle Franco foi assassinada no Rio, em 2018— o Dia Nacional das Defensoras e dos Defensores dos Direitos Humanos. 

MOBILIZAÇÃO 2 

O projeto será encabeçado pelos deputados negros do partido, como David Miranda, Áurea Carolina e Talíria Petrone. 


CONVERSA À MESA

A atriz Regina Duarte foi à casa dos empresários Bete Arbaitman e Marcos Arbaitman em SP, na terça (19). O casal ofereceu um jantar aos médicos Orly Elpeleg e David Arkadir. O empresário Elie Horn e o vice-governador de SP, Rodrigo Garcia, também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O jornalista Luís Costa Pinto lança o livro “Trapaça: Saga Política no Universo Paralelo Brasileiro”. Nesta quinta (21), às 18h30, na livraria Martins Fontes da avenida Paulista, em São Paulo. 

Márcia de Luca ministra aula de meditação. Na Livraria Cultura do Iguatemi SP, nesta quinta (21), às 19h.

O ex-Titãs Ciro Pessoa terá filme sobre sua vida com direção de Wladimyr Cruz

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.