Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro apresenta comportamento mais suave, avaliam líderes políticos

Entre os fatos citados estão elogios ao STF e recuo de exclusão da Folha de licitação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro está tendo um comportamento considerado mais suave e civilizado por líderes políticos, esvaziando, na opinião deles, assessores radicais e recuando em posições de confronto.

LISTA  

Entre os fatos citados estão elogios ao STF (Supremo Tribunal Federal) e o recuo em relação à exclusão da Folha em licitação da Presidência para fornecimento de acesso digital ao noticiário —depois de perceber que poderia sofrer sanções do TCU (Tribunal de Contas da União). Mudanças consideradas ponderadas na área da cultura também entram na lista.

LISTA 2  

São notados também a saída de Carlos Bolsonaro do Twitter, que depois retornou, menos polêmico, e o esvaziamento do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

TETO 

As explicações para a mudança são variadas. Uma delas é a de que ele teria percebido que seria insustentável abrir tantas frentes de disputa ao mesmo tempo. A outra razão seria a percepção de que não vale a pena radicalizar, em especial com o Judiciário, quando seu próprio filho Flavio está sob investigação. Há dúvidas, no entanto, se a relativa calma vai durar.

LADO  

O procurador Diogo Castor de Mattos tenta anular concurso público no qual disputava vaga de doutorado na Universidade Federal do Paraná. Ex-integrante da Lava Jato, ele usa, entre outros, argumento comum aos que questionam a operação: suspeição.

LADO 2  

Para Castor de Mattos, que perdeu o concurso, um de seus examinadores não poderia julgá-lo por já ter atuado, como advogado, em casos no qual ele figurava como acusador. A comissão de seleção refutou seus argumentos.

DATA  

O secretário estadual de Educação de SP, Rossieli Soares, baixará portaria definindo os dias em que professores de cada área devem se reunir para um planejamento coletivo. Hoje as reuniões dificilmente são realizadas. 

EXTRA 

Os professores reservam um terço do tempo de trabalho para atividades extraclasse. Uma parte disso é trabalho individual –como correção de provas. E outra deve ser dedicada ao planejamento.


Alinne Moraes posa para a capa da edição especial de dezembro da revista Mensch
Alinne Moraes posa para a capa da edição especial de dezembro da revista Mensch - Vinícius Mochizuki

EM ATIVIDADE

A atriz Alinne Moraes posa para a capa da revista Mensch que chega às bancas nesta quinta-feira (18); ela, que está em cartaz com a peça “Relâmpago Cifrado”, prepara-se para a novela que sucederá “Amor de Mãe”, da Globo.


ADEUS 

Os quatro filhos do cineasta Fábio Barreto farão uma última homenagem ao pai nesta segunda (16), quando se reúnem para jogar as cinzas dele no sítio que ele frequentava, em Macaé de Cima, Nova Friburgo, no Rio. Eles também se despedirão do imóvel, que foi vendido. 

MEMÓRIA 

Filho dos produtores Lucy e Luiz Carlos Barreto, o diretor de “O Quatrilho” e “Lula, o Filho do Brasil” morreu no dia 20 de novembro, aos 62 anos, depois de dez anos em coma por conta de um acidente de carro. 

PRIMEIRO LUGAR 

A maestrina Marin Alsop receberá a primeira Medalha Tarsila do Amaral, condecoração recém-criada pelo governo de SP para reconhecer artistas, gestores e personalidades ligados às artes por suas contribuições ao setor cultural de São Paulo.

Outras 14 medalhas serão entregues no evento Premiações da Cultura, no dia 29 de janeiro, em São Paulo.

MÃOS... 

A Japan House SP vai lançar em 2020 o seu programa de voluntariado. Em um primeiro momento, o projeto buscará cerca de 50 estudantes universitários para colaborar na montagem da exposição do artista Tadashi Kawamata, durante o mês de janeiro.

... À OBRA 

Para participar é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade para colaborar oito horas semanais. A mostra abre em fevereiro.

PONTE... 

O tradicional baile de Carnaval da Vogue se muda para o Rio de Janeiro em 2020.

A primeira edição na capital carioca ocorrerá no Copacabana Palace em fevereiro.


À MESA

Maria Fernanda Cândido e Gabriel Chalita foram recebidos em almoço na BandNews TV, na semana passada, para celebrar a exibição do documentário “O Incerto Lugar do Desejo”, da atriz, na programação da emissora, na terça (17) e no Arte 1 em 2020; a diretora do filme, Paula Trabulsi, foi recebida por Mônica Monteiro e por Caio Luiz de Carvalho, diretores da emissora, e por Rosana Saad; depois elas participaram de uma mesa redonda no canal. 


CURTO-CIRCUITO

A médica Ana Escobar lança o livro “Boas-vindas bebê”. Nesta segunda (16), às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

O Festival do Rio exibe o documentário “Quatro Dias com Eduardo”, sobre o vereador Eduardo Suplicy (PT). Nesta segunda (16), às 18h.

O Palácio dos Bandeirantes abre a exposição “Personagens de Contato”. Até 19 de janeiro.

A cantora Claudia Leitte se apresenta hoje no 17º Natal do Bem, do grupo Lide.

com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.