Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Com 23 denúncias, Dallagnol pode enfrentar processo disciplinar

O procurador-geral da República deve levar à votação do plenário nesta terça (10) duas acusações contra ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O procurador Deltan Dallagnol pode enfrentar mais um processo disciplinar no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público): o procurador-geral da República, Augusto Aras, deve levar à votação do plenário nesta terça (10) duas acusações contra ele. Uma delas pode vingar.

O procurador Deltan Dallagnol
O procurador Deltan Dallagnol - Lucas Tavares/Folhapress

PLACAR 

A primeira, apresentada pela senadora Katia Abreu (PDT-TO), deve ser arquivada —a maioria dos conselheiros já votou a favor de Dallagnol. Já a representação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) tem votos suficientes para seguir adiante.

FIRME 

Dallagnol tem demonstrado força no CNMP: já foram apresentadas contra ele 23 denúncias. O procurador, até agora, sofreu apenas uma advertência. Três das ações contra ele correm sob sigilo.

PONTAS 

O PT analisa que a manutenção da aprovação de Jair Bolsonaro no patamar de 30%, como mostrou o Datafolha no domingo (8), afunila o caminho do centro político para lançar um candidato.

PONTAS 2 

A notícia agrada: o partido acredita que Bolsonaro é um candidato mais fácil de ser batido nas próximas eleições presidenciais do que um centrista, que agregaria mais setores sociais na disputa.

VOZ ALTA 

Alunos do RenovaBR surpreenderam na formatura do grupo, no sábado (7): puxaram coro de “Lula Livre” e gritos de “quem matou Marielle”.

ESQUINA 

A torcida surpreendeu: o movimento, que tem a pretensão de formar novas lideranças políticas, é patrocinado por personalidades de perfil liberal como Luciano Huck e tem reputação de centro-direita. 

NADA DISSO 

A advogada Adriana Cecilio, 42, estava entre os que puxaram o coro. Ela foi uma das 1.400 selecionadas para as aulas, de um total de 31 mil inscritos. “O curso é imparcial e técnico. Não há direcionamento ideológico. Quem é de esquerda continua sendo”, diz ela.

LISTA 

O RenovaBR já abrigou políticos recém-eleitos como os deputados Tabata Amaral (PDT-SP) e Marcelo Calero (Cidadania-RJ).


DIPLOMADOS

O apresentador Luciano Huck, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o empresário Elie Horn estiveram na formatura da segunda turma do RenovaBR, no sábado (7), na Sala São Paulo. A modelo Daniella Sarahyba, o pré-candidato a prefeito Filipe Sabará, o ex-ministro Roberto Freire e o fundador do RenovaBR, Eduardo Mufarej, também foram.


CREDO 

Grupos ligados a diferentes religiões assinam um manifesto em defesa da liberdade de crença e contra a perseguição às religiões afro-brasileiras no país. O documento critica fala do secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, Fabio Marzano, feita em evento na Hungria.

TODOS... 

“Uma das principais mudanças conduzidas pelo governo Bolsonaro foi exatamente colocar a religião no processo de formulação de políticas no Brasil”, afirmou Marzano. 

... OS SANTOS 

“República laica não quer dizer que o Estado deva ser contra as confissões religiosas, mas sim que este não se subordina nem se confunde com nenhuma religião”, afirma o documento, subscrito por grupos 
espíritas e de religiões afro-brasileiras.

BOA... 

O bazar promovido no sábado (7) pela Fundação Fenômenos, do ex-jogador Ronaldo, arrecadou R$ 194 mil para a instituição. 

...CAUSA 

O evento leiloou cerca de 4.000 peças de roupas, utensílios e itens doados por famosos como as atrizes Sabrina Sato e Marina Ruy Barbosa e a consultora de moda Donata Meireles. Segundo a organização, 500 pessoas passaram pelo local. 

O QUERER 

A atriz Maria Fernanda Cândido grava nesta terça (10) um especial no BandNews TV sobre a força do desejo. Ele é inspirado no documentário “O Incerto Lugar do Desejo”, que ela fez sob direção de Paula Trabulsi. O programa vai ao ar até o fim do ano.

À MÃO 

O artista espanhol Pablo Picasso inspira as 23 peças de cerâmica feitas por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que serão leiloadas em prol do projeto SerÂmica, que atende jovens moradores de Artur Alvim, na zona leste de São Paulo.

BARRO 

Esta é a segunda edição do projeto, que em 2018 homenageou Modigliani. O leilão será realizado no restaurante Modi do shopping Higienópolis, na terça (10). 

CONVERSA

O advogado Sebastião Tojal fará a palestra magna da 1ª Conferência Internacional de Promoção da Integridade, realizada pela Controladoria-Geral da União. 

O evento ocorre nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília.


TARDE ENSOLARADA

A cantora Adriana Calcanhotto fez show em comemoração aos 105 anos de Lina Bo Bardi no Pavilhão de Verão do Instituto Bardi - Casa de Vidro, no domingo (8), em São Paulo. A consultora de moda Costanza Pascolato, o DJ Zé Pedro e a artista Regina Silveira assistiram à apresentação.


CURTO-CIRCUITO

O jornalista Wálter Nunes lança na terça (10) o livro “A Elite na Cadeia”. Às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. 

Simone Spoladore lê escritos de Clarice Lispector em evento que celebra o aniversário da autora. Na terça (10), às 19h, no IMS Paulista. 

Alessandra Luglio fala de alimentação. Na terça (10), no espaço Yam na Feira na Rosenbaum.

com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.