Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Damares abre Disque 100 para professores denunciarem pais

A medida será implantada em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, decidiu abrir o canal Disque 100 para que também os professores façam denúncias contra pais que não acompanham a vida escolar de seus filhos. A medida será implantada em 2020.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, durante solenidade do Dia do Enfrentamento à Violência contra a Mulher, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF)
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, durante solenidade do Dia do Enfrentamento à Violência contra a Mulher, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) - Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

LINHA DIRETA 

Em caso de necessidade, a pasta acionará o Conselho Tutelar da região em que for registrado o descaso.

VAMOS JUNTOS 

O ministério afirma que a iniciativa não pretende criar uma onda de denuncismo, mas sim mapear problemas.

ME CHAMA 

Há algumas semanas, a ministra causou polêmica ao afirmar que criaria um canal para que pais denunciassem professores que, nas aulas, atentem contra a moral, a religião e a ética da família.

FIRME

O corregedor-geral da PM, Marcelino Fernandes, afirma que o órgão será firme na investigação sobre a atuação da polícia na favela de Paraisópolis. “Não aliviaremos em nada! Nosso regulamento é rígido e essa sempre foi a postura institucional”, escreveu ele por mensagem à coluna.

SEM NOÇÃO 

O clima de animosidade na Assembleia Legislativa de SP no primeiro ano da atual legislatura surpreendeu a presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. “Passou dos limites”, afirma a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que está em seu quinto mandato. 

RUSGA 

Ela se refere ao episódio no qual os deputados Arthur do Val (sem partido) e Teonílio Barba (PT) quase se socaram durante a discussão da reforma da Previdência. 

SURPRESA 

“Eu imaginava que teríamos problemas, até por conta da renovação da Casa, que trouxe um novo perfil de deputados [de direita radical]. Mas não achei que fosse chegar a essa gravidade antidemocrática”, diz Maria Lúcia. “Dá vergonha.” 

EXEMPLO 

Ela avalia que pelo fato de Arthur já ter sido advertido pelo conselho em outro episódio, “a reincidência” pode levar o relator que analisar uma eventual representação contra ele a sugerir uma penalidade mais grave.


PÁGINAS VERDES

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi ao lançamento do livro “Aliados da Amazônia”, do escritor Gabriel Chalita e do produtor Frederico Lapenda, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na quinta-feira (5). O ex-prefeito de SP Fernando Haddad, a psicóloga Priscila Haddad, a advogada Luciana Temer e o ex-presidente do Tribunal de Justiça de SP José Renato Nalini também passaram por lá.


TELONA

A atriz Deborah Secco e a ex-prostituta Raquel Pacheco, conhecida como Bruna Surfistinha, vão participar de uma conversa com o público antes da exibição do filme "Bruna Surfistinha" em um telão montado na praça das Artes, em SP, no dia 18 de janeiro. 

TELONA 2

O evento integra a programação do festival Verão sem Censura, organizado pela Prefeitura de SP, que propõe acolher todas as atividades culturais censuradas por órgãos ligados ao governo federal. Em julho, Bolsonaro criticou o patrocínio federal a produções audiovisuais que, segundo ele, fazem "ativismo", e citou como exemplo o filme de Bruna Surfistinha. 

LINHA DO TEMPO

Dos 60 trabalhos que serão expostos na retrospectiva da dupla Osgemeos na Pinacoteca de SP, cerca de 50 são inéditos ou nunca foram exibidos no Brasil. Entre eles estão cadernos de anotações da dupla e uma instalação que foi concebida especialmente para o octógono da instituição. A mostra será inaugurada em março de 2020.

SOLTA O SOM

O compositor Marcos Valle concluiu as gravações do seu próximo disco, "Cinzento", que tem previsão de lançamento para o ano que vem.

O álbum, que sairá pela gravadora Deck, reúne parcerias com Moreno Veloso, Bem Gil e Zélia Duncan.

MOVIMENTO

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Clube de Engenharia lançam, no dia 12 de dezembro, a Frente Estadual em Defesa da Petrobras, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento. Ela tem como objetivo a mobilização contra a privatização da estatal.


NA ESTANTE

O desembargador aposentado do TJ de SP Walter Maierovitch, o jornalista José Hamilton Ribeiro e o diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili, estiveram no lançamento do livro "Cásper Líbero - Jornalista que fez escola", na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis, na quinta (5). O autor da obra, Dácio Nitrini, e o jornalista Albino Castro também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Amir Labaki participa na segunda-feira (9), em Havana, de bate-papo em homenagem ao centenário de nascimento de Santiago Álvarez. No 41º. Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano.

Com a chegada de Felipe Locke Cavalcanti, o escritório Knopfelacher Advogados passará a se chamar Knopfelacher Locke Cavalcanti Advogados.

A Feira dos Direitos Humanos oferecerá testes gratuitos de DNA. Na segunda (9), no Pátio do Colégio.

com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.