Diplomatas estrangeiros estão otimistas com o desempenho da economia brasileira em 2020. Pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) aponta que só 8,8% das 34 representações diplomáticas baseadas em Brasília entrevistadas acreditam que ela vá piorar.
ALICERCES
Para 44,1% das embaixadas, a economia no país será melhor no ano que vem. Ainda de acordo com o levantamento, a reforma trabalhista é a mais importante entre as alterações propostas pelo governo federal. Em seguida vem a tributária, citada como prioritária por 25% dos ouvidos.
MUNDO
A pesquisa, realizada entre 20 de agosto e 20 de setembro, também aponta que 79,4% consideram importante a adesão do Brasil à OCDE.
O OUTRO
O Itamaraty está há meses com dois embaixadores na representação do Brasil junto a organismos internacionais, em Londres. A situação inusitada decorre da demora do Senado em aprovar Hermano Telles Ribeiro, que deixará o posto, como embaixador no Líbano. A indicação foi feita em agosto pelo governo.
SIAMESES
O substituto de Ribeiro, Marco Farani, já está em Londres. Na prática, os dois diplomatas chefiam o posto, com duplicidade de salários e verbas adicionais. A indicação está sendo represada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que, procurado por meio de sua assessoria, não se manifestou. O Itamaraty também não comentou.
ANTÍDOTO
A Conib (Confederação Israelita do Brasil), em conjunto com a FGV Direito SP, preparou um manual para identificação e combate ao discurso de ódio, sobretudo em redes sociais.
VERBETE
O guia define como discursos de ódio “tentativas de desumanizar os membros de um grupo historicamente discriminado, comparando-os com vermes ou animais, ou de tratar esse grupo como ameaça ao bem-estar ou ao patrimônio da audiência”.
PRÓS E CONTRAS
O manual recomenda que seja levado em conta o impacto sobre a liberdade de expressão antes da decisão de denunciar esse tipo de comportamento.
NO DIVÃ
A atriz Bruna Marquezine, 24, fala sobre imagem, feminismo e saúde mental à revista “Cidade Jardim” de dezembro; “Infelizmente, busquei a terapia num momento em que já estava depressiva. Era uma urgência”, conta ela
ACELERA
Ao final do primeiro ano de João Doria (PSDB-SP) como governador, deputados da oposição e da base têm questionado suas habilidades enquanto gestor. A falta de organização do governo tem travado o pagamento de emendas impositivas.
CREDIÁRIO
A liderança tucana tenta mediar a situação e diz já ter negociado com cerca de 60 deputados o pagamento das emendas para 2020. Já a oposição aposta em obstruir votações e até em um possível processo por improbidade administrativa se Doria não saldá-las até o final deste ano.
PÉ
A fala do presidente Bolsonaro para que não se doe dinheiro a ONGs incomodou dirigentes de entidades respeitadas do terceiro setor. Segundo o dirigente de uma dessas instituições, a criminalização de entidades é a tônica do governo.
CALO
Para Patrícia Villela Marino, presidente do Instituto Humanitas 360 e integrante de uma das famílias controladoras do Itaú, “é lamentável que se faça esse tipo de afirmações”. “ONGs são exemplo da cidadania daqueles que se comprometem a desempenhar papéis que o poder público não desempenha e atuam em causas nas quais a iniciativa privada não tem interesse”.
TOP MODEL
A modelo brasileira Alessandra Ambrósio vai ganhar uma estátua de cera no museu Madame Tussauds de Nova York. A réplica será inaugurada na quinta (5).
CARNAVAL
O músico Lulu Santos será a atração do Camarote Bar Brahma no desfile das campeãs no sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
FOLIA
E o Acadêmicos do Baixo Augusta, um dos maiores blocos da capital paulista, desfilará no dia 16 de fevereiro de 2020, na rua da Consolação. Seus ensaios acontecerão na Ocupação 9 de Julho.
PICADEIRO
O Theatro Municipal de SP vai receber 200 artistas de circos e orquestras, coro, além de skatistas, para um espetáculo em homenagem ao Dia Internacional do Palhaço, em 10 de dezembro.
PESSOA JURÍDICA
O Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP) vai instalar nesta segunda (2) duas varas regionais empresariais e de conflitos sobre arbitragem. São as primeiras com competência regional no Judiciário estadual. Segundo o presidente do TJ-SP, Manoel de Queiroz Pereira Calças, a medida reforça a segurança jurídica ao empresariado.
ESTATUETA
A jornalista Miriam Leitão, o escritor Sérgio Abranches e o secretário de Cultura de SP, Sérgio Sá Leitão, estiveram na cerimônia de entrega do 61º Prêmio Jabuti, no Auditório Ibirapuera, na quinta (28). A historiadora Lilia Moritz Schwarcz, o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Vitor Tavares, a empresária Marcy Junqueira e o presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, compareceram. A ilustradora Estela May, filha de Fernanda Young, vencedora do Jabuti póstumo, também participou.
CURTO-CIRCUITO
A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) homenageia policiais federais em sessão solene na Câmara dos Deputados. No plenário, nesta segunda (2), às 11h.
O técnico de vôlei Renan Dal Zotto lança o livro “Ninguém é Campeão por Acaso”. Nesta segunda (2), às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping Jk Iguatemi.
Rodrigo Maia, João Doria, Tabata Amaral e Deltan Dallagnol estão entre os homenageados do prêmio Brasileiros do Ano 2019, da Editora Três, que acontece nesta segunda (2).
A Wella realiza conversa sobre mulheres e amor próprio. No Futuro Refeitório, hoje, às 19h.
FÁBIO ZANINI (interino), com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.