Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Panorama

Doria é pressionado a tirar do posto ouvidor que criticou ação da PM em Paraisópolis

Líder do governo na Assembleia Legislativa diz que Benedito Mariano é 'mau-caráter'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de SP, João Doria, está sofrendo pressão para não reconduzir o ouvidor das polícias, Benedito Mariano, ao cargo.

0
O governador de São Paulo, João Doria - Danilo Verpa — 28.nov.2019/Folhapress

MIRA 

A investida se intensificou depois que ele criticou a ação da PM na tragédia de Paraisópolis. O líder do governo na Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB-SP), diz que Mariano é “mau-caráter” e deve sair do posto.

UNÂNIME 

O mandato do ouvidor vence em fevereiro. O Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direito da Pessoa Humana), que elabora a lista tríplice enviada ao governador para que ele indique alguém para o cargo, já apresentou os nomes. Mariano ficou em primeiro, com os votos dos nove integrantes do colegiado.

DIREITO UNIVERSAL 

A segunda colocada, Cheila Olalla, teve sete votos e o terceiro, Elizei Soares Lopes, cinco. Todos são ligados a movimentos de direitos humanos.

OLHAR 

E a ouvidoria segue a investigação de outros dois casos de violência policial em pancadões. Em um deles, três jovens morreram pisoteados em Guarulhos, em 2018, depois de uma intervenção da PM que causou correria. Em outro, uma adolescente levou um tiro de borracha no olho.

LULA LIVRO 

Longe dos holofotes há alguns dias, Lula vai reaparecer no lançamento do livro “Lawfare”, dos advogados Cristiano Zanin, Valeska Martins e Rafael Valim. Dilma Rousseff também confirmou presença, no dia 11, na Faculdade de Direito da USP, em SP.

VISITA 

O ex-primeiro ministro de Portugal José Sócrates também comparecerá.

APITO

E no dia 22 Lula jogará futebol com Chico Buarque no campo da escola Florestan Fernandes, do MST, em Guararema (SP).

ME EXPLICA 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) questionou o Itamaraty sobre o fato de, pela primeira vez, o governo não credenciar representantes da sociedade civil para a Conferência do Clima, neste mês, em Madri. Ouviu que apenas autoridades serão contempladas.

EU VOU 

E o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), vai à Conferência.


LEVANTANDO O TROFÉU

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi com a mulher, Patrícia, ao Prêmio Brasileiros do Ano, da Editora Três, no qual foi homenageado. O deputado Luciano Bivar e o ex-ministro Gustavo Bebianno participaram da cerimônia, que também premiou a deputada Tabata Amaral, o apresentador José Luiz Datena e o procurador Deltan Dallagnol. O senador José Serra esteve no evento, na segunda (2), em São Paulo.


SEMENTE 

O presidente da Anvisa, William Dib, acredita que, mais cedo ou mais tarde, o Congresso dará aval para a plantação de maconha para pesquisa e produção de remédios no país. Mas não neste governo. “Isso eu não acredito muito [risos]”, diz. 

SEMENTE 2 

Ele diz que não considera a aprovação, na terça (3), da fabricação e venda de remédios à base de Cannabis no Brasil uma vitória pessoal. “Foi uma conquista de todos”, afirma. “Só não foi completa porque não passou a regulamentação do plantio.”

CÂMERA...

Cartazes de clássicos do cinema brasileiro estarão em exposição que vai integrar o festival Verão sem Censura. O evento visa acolher todas as atividades culturais censuradas por órgãos ligados ao governo federal e ocorrerá de 17 a 31 de janeiro, em SP. 

... AÇÃO

Segundo o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef, a iniciativa é uma resposta à decisão da Agência Nacional do Cinema de retirar cartazes de filmes nacionais de seus corredores e de seu site. 

AQUI... 

A Comissão de Cultura da Câmara aprovou uma moção de repúdio à nomeação de Sérgio Camargo para a presidência da Fundação Palmares —o documento foi apresentado pelo PSOL. Camargo diz que é negro de direita e que a escravidão foi benéfica.

...NÃO

E Benedita da Silva (PT-RJ), presidente da comissão, convocará ex-presidentes da fundação para uma audiência.


DEPRESSÃO: PAULO GUEDES É O MELHOR REMÉDIO 

“O Paulo Guedes é o meu antidepressivo”, diz o ministro da Cidadania, Osmar Terra, em discurso que já se alonga por 20 minutos e quase não prende a atenção dos 25 empresários presentes a um jantar oferecido a ele na segunda (2). Alguns cochicham, outros consultam o celular. “Quando [o clima] está meio triste, desanimado, o Paulo começa a falar nas reuniões de ministros e fica todo mundo animado. Nesses dias, eu não tomo antidepressivo.”

À direita de Osmar Terra, o médico Raul Cutait franze a testa ao ver o garçom lhe servindo água com gás (ele queria natural).

À esquerda, Filipe Sabará, pré-candidato do partido Novo à Prefeitura de São Paulo, se apressa em fazer vídeos para sua conta no Instagram, contorcendo-se na cadeira para enquadrar o ministro de Estado na tela do celular.

“A hora em que legalizar o plantio de maconha, acabou. Legalizou tudo”, afirma o ministro ao maldizer a Cannabis medicinal, que teve venda autorizada e cultivo negado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um dia depois —na terça, (3). O jantar começa a ser servido e a reportagem é convidada a ir para uma antessala. A porta permanece entreaberta. Por ela, se esgueiram garçons com os pratos.

“Pelo amor de Deus, eu não sou nenhum mestre em comunicação, mas o ministro [Guedes] é muito sanguíneo. A gente tem que ser ‘hard’ no conteúdo, mas ‘soft’ no jeito de se comunicar”, diz o empresário Marco Stefanini.

“Eu estava na ‘coletiva AI-5’”, lembra a diretora do Grupo Voto, Karim Miskulin, organizadora do jantar. “Ele estava animado, mas chegou a primeira pergunta do repórter e tirou ele do sério.”

“Tem que usar a ‘técnica sonrisal’: bota um sorriso na boca e uma água do lado”, sugere um dos presentes referindo-se à convivência de Guedes com a imprensa.

“Você [Terra] fala da comunicação pela internet do presidente [Jair Bolsonaro], dos tuítes. Se fosse ele que mandasse, eu ficaria feliz. Mas o pit bull [Carlos Bolsonaro] manda sozinho uns 50 por dia”, diz um interlocutor. “E não dá pra brigar com o Leonardo Di Caprio, né?”, afirma outro.

“A Anvisa propõe disseminar o consumo de maconha e a legalização de drogas”, diz o ministro à coluna na saída do jantar. “Pode dizer que o presidente [William Dib] está em sintonia com o lobby das indústrias canadenses, que não estão preocupadas com a saúde no Brasil ou com nenhuma criança com crise epiléptica.”


CURTO-CIRCUITO

Entidades judaicas realizam cerimônia em homenagem ao rabino Henry Sobel. Nesta quarta (4), às 18h45, na sinagoga da CIP.

A CCXP promove painel sobre o documentário “Chorão: Marginal Alado”, com mediação de Edgard Piccoli. Nesta quinta (5), às 18h.

com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.