Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo de SP estuda vender fábricas da Furp

Três empresas farmacêuticas já teriam mostrado interesse em comprá-las

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Governo de SP estuda vender as fábricas da Furp, produtora pública de remédios, situadas nas cidades de Guarulhos e de Américo Brasiliense. 

Fachada da Furp em Américo Brasiliense
Fachada da Furp em Américo Brasiliense - Silva Junior-29.jun.2009/Folhapress

EU QUERO 

Três empresas farmacêuticas já teriam mostrado interesse em comprá-las. 

VIDE BULA 

A venda seria uma alternativa ao fechamento daquelas fábricas. O Executivo estadual afirma que a Furp causa prejuízo de R$ 57 milhões por ano e que em alguns casos o Estado adquire medicamentos por até o triplo do preço praticado no mercado.

CONTA-GOTAS 

Por meio de nota, a gestão estadual diz que ainda não há definição sobre o destino das fábricas da Furp. 

EFICÁCIA 

“Qualquer medida que venha a ser tomada deverá garantir a distribuição de remédios gratuitos à população, visando fortalecer as políticas públicas de saúde na área de assistência farmacêutica, fornecendo medicamentos e, ao mesmo tempo, garantindo uso responsável do dinheiro público”, diz a o Governo de SP.

EM OBRAS 

A Assembleia Legislativa de SP (Alesp) contratou por R$ 26 mil um escritório de arquitetura para elaborar um projeto para a reforma dos plenários José Bonifácio, Dom Pedro 1º e Tiradentes, que totalizam 600 m².

VELHO 

Segundo a direção da assembleia, o valor foi o menor entre três propostas apresentadas, e, dado o seu valor, dispensou a realização de licitação para a contratação. 

VELHO 2 

“[Esses espaços] receberam a última intervenção em sua infraestrutura há 18 anos e já apresentam diversos desgastes”, afirma a direção da Alesp.

NOVO 

Ainda de acordo com a Casa, a intenção da mesa diretora é que as reformas sejam feitas no período de recesso parlamentar, mas que isso depende de licitação que ainda está sendo elaborada. 

HORA DO SHOW 

O deputado Roberto Pessoa (PSDB-CE) protocolou na Câmara um projeto de lei que torna obrigatória a contratação de artistas locais para apresentações musicais e culturais em eventos financiados por recursos públicos.


O diretor Rogério Gallo
O diretor Rogério Gallo - Karime Xavier/Folhapress

CÂMERA, AÇÃO

Rogério Gallo dirigiu o documentário “Granato 70”, sobre o artista plástico Ivald Granato (1949-2016); o filme será exibido pela primeira vez no domingo (29), data em que Granato comemoraria 70 anos, no Arte1 


SALA... 

O Itaú Cultural e a Secretaria Municipal de Educação de SP vão elaborar, a quatro mãos, um programa de qualificação dos professores de artes da rede municipal. 

... DE AULA 

Atualmente, segundo a pasta,  há cerca de 1.000 professores voltados exclusivamente ao ensino de artes.

AULA 2 

A parceria foi fruto de discussões entre Eduardo Saron, diretor da instituição, e o secretário da pasta, Bruno Caetano. As aulas serão oferecidas no instituto e nos CEUs da cidade —o convênio será assinado em janeiro.

SALDO 

A Pinacoteca de SP emprestou, em 2019, 156 obras de seu acervo para instituições nacionais e internacionais. 

SALDO 2 

Ao longo do ano, o museu também promoveu mais de 54 ações educativas em 12 municípios de SP e realizou 18 mostras temporárias —nas quais foram expostas 670 peças.

TROCA

A 23ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes terá cinco convidados internacionais: o curador Miguel Valverde (Portugal), a diretora artística Nuria Cubas (Espanha), a programadora Paola Buontempo, o crítico Roger Koza e a pesquisadora Julia Kratje (todos da Argentina).


QUATRO RODAS

O músico Wilson Simoninha e seus filhos Tom e Gabriel, os atores Carlos Vieira e Danton Mello e o ginasta Arthur Zanetti estiveram no Monster Jam, no sábado (21), no Allianz Parque. O presidente da Opus Promoções, Carlos Konrath, e a influenciadora Luciana Tranchesi também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O Teatro Oficina realiza as últimas apresentações do ano da peça “Roda Viva”. Na sexta (27) e no sábado (28), às 20h, domingo (29), às 19h, e terça (31), às 20h. 

A roda de samba de mulheres Sambadas se apresenta no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. No sábado (28), às 15h.

O Blue Note SP organiza sua festa de ano novo. Na terça (31), a partir das 19h30.

com BRUNO B. SORAGGI VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.