Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

ICMS não pago ao governo de SP até início de dezembro chega a R$ 88 milhões

Há mais de 130 mil empresas inadimplentes, segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ainda não pago ao Governo de SP até o começo de dezembro deste ano chegava a quase R$ 88 milhões.

Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu considerar crime o não pagamento do ICMS declarado pelo comerciante à Fazenda estadual - Gabriel Cabral/Folhapress

SEM REPASSE 

Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento, o número total de empresas inadimplentes do tributo é de 136.849. 

TRIBUNAL

Na quinta (18), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 7 votos a 3, considerar crime o não pagamento do ICMS declarado pelo comerciante à Fazenda estadual. 

CALMA LÁ

A comissão mista do Congresso anunciada para elaborar uma proposta de reforma tributária corre o risco de não ser bem-sucedida durante o recesso parlamentar, como acordado entre lideranças de Câmara, Senado e governo federal. 

CALMA LÁ 2 

Deputados federais estão insatisfeitos com a orientação de que cada Casa terá 15 representantes. 

A tradição em comissões como essa é que a proporção seja de três deputados para cada senador. 

DE BANDEJA

Entre parlamentares do centro, o protagonismo cedido por Rodrigo Maia (DEM-RJ) a Davi Alcolumbre (DEM-AP) gera reprovação. BANDEJA 2 A avaliação é que o movimento agrada ao ministro da Economia, Paulo Guedes —que, após o episódio da Previdência, não quer ver o presidente da Câmara novamente como o “homem das reformas”.

CARTEIRA 

O Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP) vai encaminhar os recursos obtidos com o pagamento de multas por empresas que descumpriram acordos de ajuste de conduta para o custeio de bolsas de estudo em universidades para alunos com deficiência. 

ESCOLA

A ação é resultado de uma parceria entre o MPT-SP e a Somos CIEE, associação voluntária que atende jovens em situação de vulnerabilidade ligada à CIEE, instituição sem fins lucrativos de colocação profissional. O projeto vale por cinco anos. 

O ator Milton Gonçalves está no elenco do especial de Natal da Globo, “Juntos a Magia Acontece”, que vai ao ar no dia 25 de dezembro; no programa, ele será Orlando, que tem o sonho de ser um Papai Noel
O ator Milton Gonçalves está no elenco do especial de Natal da Globo, “Juntos a Magia Acontece”, que vai ao ar no dia 25 de dezembro; no programa, ele será Orlando, que tem o sonho de ser um Papai Noel - Estevam Avellar/Globo

DÚVIDA 

O ator Carlos Vereza afirma que se o presidente Jair Bolsonaro “terminar com a TV Escola, não tenho como manter meu apoio”. Vereza apresenta o programa “Plano Sequência”, da emissora, que foi lançado em evento na semana passada. A atração apresenta um panorama sobre a história do cinema brasileiro.

MARCO 

“[‘Plano Sequência’] seria o único acontecimento cultural de peso da administração dele, que até agora não fez nada na cultura, salvo a medida de Roberto Alvim de aumentar o teto de captação [da Lei Rouanet] para musicais”, diz Vereza, que espera que Bolsonaro reveja a decisão.

FREIO

Na semana passada, o presidente defendeu o cancelamento de contrato do Ministério da Educação (MEC) com a emissora. Para ele, os programas transmitidos eram todos de esquerda e seguiam pensamento do educador Paulo Freire.

DE VOLTA 

A convite do ministro Osmar Terra, da Cidadania, o ex-secretário do Audiovisual Ricardo Rihan permanecerá no ministério. Ele será nomeado diretor de programas da Secretaria Executiva da pasta.


PÁGINAS

O empresário Michael Klein, o deputado federal Celso Russomanno, o ator Luigi Baricelli e o advogado Nelson Wilians foram ao lançamento do livro “Inovar É Questionar o que já Existe”, do empresário João Appolinário, na quinta (19), na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. O também empresário Fabrizio Fasano Jr. e a atriz Mylla Christie compareceram.


CURTO-CIRCUITO

A exposição “Moradores de Rua e Seus Cães”, do fotógrafo Edu Laporo, fica em cartaz até esta segunda (23) no shopping Parque da Cidade, em SP. 

O bar Pracinha do Seu Justino celebra a véspera do Natal com a festa Gin-Gle Bells. Nesta segunda (23), a partir das 17h.

David Rechulski, sócio do escritório David Rechulski Advogados, é laureado na premiação internacional “The Best Lawyers”.

O High Line Bar recebe a festa HO HO HO Hip Hop. Nesta segunda (23), às 18h.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.