Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Juiz das garantias pode tirar Fachin de processos da Lava Jato

A expectativa é grande entre advogados que atuam em casos da operação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A criação do juiz das garantias, que investiga, mas não julga, levanta no STF (Supremo Tribunal Federal) a discussão sobre o destino das investigações da Operação Lava Jato, hoje nas mãos do ministro Edson Fachin.

Sessão do Supremo Tribunal Federal
Sessão do Supremo Tribunal Federal - Nelson Jr.-4.dez.2019/Folhapress

VETO 

Como condutor delas, Fachin não poderia ser também relator de processo que surgir a partir do inquérito.

EM DEBATE 

Ministros dizem que o tribunal ainda terá que debater soluções. Uma das possibilidades é que, encerradas as investigações, os casos sejam redistribuídos a outros magistrados.

NA ESPERA 

A expectativa é grande entre advogados que atuam em casos da operação.

TUDO CERTO 

A Câmara dos Deputados não deve se mobilizar para derrubar os vetos de Jair Bolsonaro no projeto de lei anticrime. Mesmo parlamentares de esquerda consideram que o presidente manteve a linha garantista das regras, vetando apenas temas laterais.

LENTO 

Alguns assuntos, portanto, podem ser tema ainda de discussão, mas sem uma concentração de esforços máxima para modificar o que saiu do gabinete presidencial depois da promulgação da proposta.

NADA A DECLARAR 

Devem ficar sem resposta os ataques de Carlos Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, à área de comunicação do governo.

NA DELA 

Na quarta (25), ele escreveu no Twitter: “É lamentável somente nós lutarmos para mostrar o que tem sido feito de bom 24h ao dia enquanto se vê uma comunicação do governo que nada faz!”.

GANGORRA 

O prestígio de Carlos no universo político já foi mais alto. Antes, qualquer fala dele era lida imediatamente como recado do pai —o que agora não ocorre.

LUPA 

A busca pelo termo “Porta dos Fundos” no Google cresceu 420% de terça (24) para quinta (26).

O aumento foi registrado após a sede da produtora, no Rio, ter sido alvo de um atentado na terça (24).


Nanda Costa
A atriz Nanda Costa - Caroline Lima

PÉ NA AREIA

A atriz Nanda Costa estampa a capa da revista Marie Claire de janeiro, que chega às bancas no domingo (29); em entrevista à publicação, ela afirmou que congelou seus óvulos e pretende engravidar após o fim da novela “Amor de Mãe”, da TV Globo, na qual ela atualmente trabalha 


NO COMANDO 

Rose Di Matteo, mãe dos filhos de Gugu Liberato, apresentou requerimento à Justiça pedindo para ser a inventariante dos bens deixados por ele. Ela afirma que, além de companheira dele por quase duas décadas, é também a representante legal de Sofia e Marina, as gêmeas e filhas caçulas que teve com o apresentador.

VIDA DURA 

Na petição, ela afirma que está passando, com as filhas, por “dificuldades de toda natureza”, já que Gugu, como “provedor”, sempre se responsabilizou por tudo.

EM MEU NOME 

Em um testamento assinado em 2011, Gugu excluiu Rose do usufruto e da administração dos bens deixados aos filhos. E determinou que a inventariante de sua herança e curadora das crianças fosse a irmã dele, Aparecida Liberato.

CRISE 

Rose diz que, na época, os dois passavam por “uma crise na união”. Depois disso, reataram. Na semana passada, ela anunciou que vai à Justiça também para pedir o reconhecimento de união estável que alega ter mantido com Gugu —o que lhe daria direito à metade da herança.

PURA AMIZADE 

A família do apresentador afirma que ela está sendo induzida e mal aconselhada por “terceiros não contemplados no aludido testamento”. Pessoas ligadas aos parentes de Gugu dizem ainda que Rose era amiga dele e mãe dos filhos —mas não mulher dele.

OFICIAL 

Empresas dos setores de comércio e serviços no estado de São Paulo criaram 18.409 vagas de empregos formais em outubro. No mesmo mês do ano passado, o saldo foi de 21.715 postos com carteira assinada. 

OFICIAL 2 

De janeiro a outubro de 2019, foram acumulados 10.181.831 vínculos formais de trabalho. Em 2018, o total ficou em 10.018.179. Os dados são da FecomercioSP.


NA BATUTA

O violinista Sergei Eleazar de Carvalho e o ator e pianista Davi Campolongo participaram da apresentação do maestro João Carlos Martins com o Quinteto Brasileiro de Cordas, assim como os também violinistas André Rodrigues e Cintia Nunes. O evento ocorreu no sábado (21), na Casa Tegra, em São Paulo. 
 


CURTO-CIRCUITO

O cinema Petra Belas Artes promove a última sessão do seu Noitão. Na sexta (27), a partir das 23h30. 

A deputada Carla Zambelli se casa na sexta (27). Em Mairiporã, em São Paulo. 

O hotel Emiliano, no Rio, faz sua festa de Réveillon com apresentações de samba da Mangueira e do DJ Bee Alvezz. Na terça (31). 

com BRUNO B. SORAGGI VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.