Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mortes causadas por policiais em SP cresceram 45,85% desde gestão Mário Covas

Para ouvidoria das polícias, letalidade cai quando há políticas públicas claras para combatê-la

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ouvidoria das polícias de São Paulo fez um levantamento para comparar a letalidade dos agentes da lei nos governos de Mário Covas (PSDB-SP), entre 1995 e 2000, e os índices atuais. A conclusão é de que houve um aumento de 45,85% nos óbitos.

 

SALTO 

Na época de Covas, a média de mortos pela polícia era de 578 por ano. Entre 2014 e 2019, ela aumentou para a média de 843 mortos por ano.

SALTO 2 

O auge do controle da violência foi em 1996, com o menor número de óbitos causados por policiais: 406. Já o pico dela ocorreu em 2017, no governo de Geraldo Alckmin (PSDB-SP), com 940 mortos por fardados. Neste ano, o número pode ser ainda maior.

É SÓ QUERER 

Os dados provariam, na visão da ouvidoria, que a letalidade policial cai quando há políticas públicas claras para combatê-la: no primeiro mandato de Covas, os policiais que se envolviam em mortes eram afastados das ruas por seis meses, passavam a cumprir funções burocráticas e tinham acompanhamento psicológico.

DIREITOS 

No primeiro dia de governo, em 1995, Covas assinou ainda decreto criando a ouvidoria das polícias. Em 1997, enviou projeto à Assembleia garantindo mandato para o ouvidor e estabelecendo que o nome para o cargo seria indicado por lista tríplice do Condepe, o conselho de Direitos Humanos do Estado.

DECISÃO 

“O governador Covas foi o primeiro do país a promover a transparência da atividade policial e uma corporação democrática e cidadã”, diz o ouvidor Benedito Mariano.

DECISÃO 2

Ele reconhece também o papel do jurista José Afonso da Silva, que comandava a Secretaria de Segurança. “Havia uma política de criar mecanismos para diminuir as mortes por policiais”.

EXTRA 

Com a saída de José Afonso e com o passar do tempo, o programa para policiais que se envolviam em mortes sofreu desgastes. Entre outras coisas, ao tirar o profissional das ruas, ele mudava a escala dos PMs e impedia que eles fizessem bicos de segurança para reforçar seu rendimento.


Retrato da abadessa Mestra Miao You, que está à frente do Templo Zu Lai - Bruno Santos/Folhapress

REVERÊNCIA

A abadessa Miao You está à frente do Templo Zu Lai que, com o apoio da Associação Internacional Luz de Buda, trará ao Brasil o musical “Prince Siddhartha — A Vida do Buda”; a apresentação ocorre no dia 19 de fevereiro, no Teatro Renault, em São Paulo.


ALALAÔ 

A Prefeitura de SP concluiu as análises das inscrições dos blocos de carnaval de rua de 2020. No total, ocorrerão 873 desfiles pela cidade —em 2019, foram 490.

RECORDE

“Estamos muito felizes. É muito gratificante finalizar esse processo com tanta antecedência. O número é um recorde histórico que aponta para um dos maiores carnavais do Brasil”, diz o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef.

SEM PARAR 

Segundo Youssef, a partir da primeira semana de janeiro os equipamentos de cultura da pasta vão receber atividades protagonizadas por blocos carnavalescos, como oficinas e apresentações. E, em março, será lançado um edital de fomento aos grupos de Carnaval de rua que têm atividades continuadas ao longo do ano.

COFRINHO 

Dos R$ 200 milhões disponibilizados pela Secretaria de Cultura do Estado de SP para estimular o desenvolvimento da indústria audiovisual em 2019 e 2020, R$ 30 mi já foram desembolsados.

PASSA… 

O Programa de Investimento no Setor Audiovisual de SP (ProAV), lançado há dois meses, implementa duas linhas de crédito e uma de investimento, e é realizado em parceria com a Desenvolve SP, que fomenta o crescimento de empresas e municípios. 

… REPASSA 

O montante desembolsado foi destinado a 100 empréstimos feitos para empresas de audiovisual de SP.


DESPEDIDA

O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, recebeu o diretor do canal Arte 1, Caio Carvalho, em sua confraternização de final de ano, realizada na sexta (27), em SP. O diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, e o diretor da Pinacoteca, Jochen Volz, estiveram lá, assim como o diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, o pianista Amilson Godoy, o produtor cultural Sérgio Ajzemberg e o diretor-executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes.


CURTO-CIRCUITO

O bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, recebe o Festival do Bolinho da Prosperidade. Na quarta (31), a partir das 8h.

Os DJs Vintage Culture e Claptone se apresentam nesta segunda-feira (30) na segunda edição do festival John John Rocks, em Jericoacoara.

com BRUNO B. SORAGGI VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.