Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Polícia Militar de SP pode bater novos recordes de letalidade em 2019

Dados mostram que, só até outubro, 697 pessoas foram mortas por fardados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Protesto em Paraisópolis, São Paulo
Protesto em Paraisópolis, São Paulo - Marlene Bergamo/Folhapress

A Polícia Militar de São Paulo pode bater novos recordes de letalidade em 2019. Dados compilados pela ouvidoria mostram que, só até outubro, 697 pessoas foram mortas por fardados. Em 2018, foram 686 no mesmo período.

CURVA 

As projeções mostram que os óbitos podem ultrapassar os 940 registrados em 2017 —ano em que se computou o maior número de mortos pela polícia desde 2014. No ano passado, houve queda, com 861 registros.

BOA NOVA 

Já a Polícia Civil, que mata bem menos, melhorou seus índices. Foram 28 mortos por suas balas entre janeiro e outubro de 2018, contra 18 neste ano.

GANGORRA 

Outro dado: neste ano, mais pessoas foram mortas por PMs que estavam em serviço do que no ano passado: 585 contra 535. Já o número de mortos por policiais de folga caiu, de 151 para 112.

INOCENTES 

Do total de mortes, apenas 11 foram classificadas como homicídio.

FREIO 

E o projeto do deputado Frederico D’Avila (PSL) que prevê a extinção da ouvidoria recebeu parecer de inconstitucionalidade na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia de São Paulo.

BANDEIRA 

Segundo o parlamentar, a ouvidoria “virou uma trincheira de pregação ideológica”. “Todos ali são alinhados a partidos de esquerda”, afirma ele. O atual ouvidor, Benedito Mariano, diz que o órgão já propôs melhorias às polícias e que a filiação partidária não é critério para integrá-lo.

LINHA 

Ao saber do projeto, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), chamou o ouvidor Benedito Mariano em seu gabinete e prometeu apoio. 

A ouvidoria foi criada em 1995 pelo avô dele, Mario Covas, que era governador do estado.

LINHA 2 

O então governador priorizava políticas de redução da letalidade policial. Com o tempo, elas foram abandonadas.


Denise Milan
Denise Milan - Zanone Fraissat/Folhapress

PENSAMENTO ARTÍSTICO

A artista paulistana Denise Milan celebra dez anos de trabalho de arte-educação desenvolvido em comunidades de São Paulo e é tema do documentário “Engage Earth”, que será exibido no MAM-SP nesta quinta (5)


PLANTÃO 

Cerca de 60 formandos de medicina foram ao Conselho Regional de Medicina do Estado de SP (Cremesp) reivindicar a emissão de seus registros profissionais para que possam começar a trabalhar.

MÉDICO 

O documento, porém, só pode ser emitido após a colação de grau, o que vem depois da divulgação da relação dos estudantes que realizaram o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Para os formandos deste ano, isso será feito em janeiro de 2020 —o Enade ocorreu no último dia 24. 

ALTA 

O Cremesp notificou o Ministério da Educação solicitando solução ao impasse. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, responsável pelo Enade, diz que “a relação de estudantes em situação regular será disponibilizada na mesma data para todos os cursos participantes, respeitando a isonomia nos processos de divulgação de resultados”.

ALALAÔ 

A Prefeitura de SP registrou um valor recorde de patrocínio para o Carnaval de rua da cidade em 2020. A empresa Arosuco Aromas e Sucos LTDA, do grupo Ambev, pagará R$ 21,9 milhões. Ela foi a primeira colocada em pregão eletrônico organizado pela prefeitura. A proposta será homologada em até seis dias úteis —prazo estabelecido para apresentação de recursos.

NA ESTANTE 

A Livraria Martins Fontes vai montar um espaço no saguão do cinema Petra Belas Artes, em São Paulo, que será inaugurado na sexta-feira (6). A ideia é que a livraria reúna cerca de 400 títulos. 

CARAS 

Os jornalistas Aline Aguiar, de Minas Gerais, Jéssica Senra, da Bahia, e Márcio Bonfim, de Recife, foram incorporados ao rodízio de apresentadores do Jornal Nacional, da Globo, nos fins de semana, a partir de 2020.

NOVAS 

Eles foram três dos âncoras de afiliadas da emissora que se revezaram na bancada da atração, de agosto a novembro, para celebrar os 50 anos do programa, completados em setembro. 

MICROFONE 

Uma nova plataforma de podcasts será lançada nesta sexta-feira (6). Nomeada Ola Podcasts, ela terá uma área reservada a assinantes, com conteúdo exclusivo, e outra aberta ao público —será possível, inclusive, fazer seu próprio podcast. Entre os nomes e projetos que participarão da iniciativa estão Zeca Camargo, Dani Suzuki, Fabiana Panachão, Palavra Cantada e Papo de Mãe.


ORIXÁ GUERREIRO

O escritor e sociólogo Reginaldo Prandi lançou o livro “Ogum”, que integra a coleção “Orixás”. O também sociólogo Armando Vallado esteve no evento. O dirigente espiritual Leonardo Toy Doçu, a editora Cristina Fernandes Warth e o músico Matheus Barros Marques Gonçalves compareceram. O lançamento ocorreu na terça (3), na Livraria da Travessa, em São Paulo.


CURTO-CIRCUITO

Gabriel Chalita e Frederico Lapenda participam de noite de autógrafo do livro “Aliados da Amazônia”. Na quinta (5), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na avenida Paulista. 

A socióloga Isabelle Anchieta lança a trilogia “Imagens da Mulher no Ocidente Moderno”. Na quinta (5), às 18h, na Livraria da Vila da Lorena.

O escritor Raul Marques lança o livro “Asa Branca — A Biografia”. No dia 12, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.