Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'A arte não pode ter ideologia', disse Regina Duarte em entrevista a programa de TV

A série 'Plano Sequência', apresentada por Carlos Vereza e produzida pelo TV Escola, está disponível no YouTube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Regina Duarte disse em entrevista ao ator Carlos Vereza, em novembro de 2019, que a cultura é um quebra-cabeça “complicadíssimo” e o Brasil, “um país imenso com expressões culturais variadas”.

AQUI, NÃO 

“A arte não tem ideologia. A arte não pode ter ideologia”, disse Regina à série “Plano Sequência”, apresentada por Vereza e produzida pelo TV Escola. O programa está disponível no YouTube. Até segunda (20), tinha tido apenas 33 visualizações.

MEMÓRIA 

A atriz comentou sua participação na campanha das Diretas Já. “Aquilo era muito empolgante, [a gente] correndo ali pela rua do comércio, fugindo da cavalaria. Tudo isso foi vivido. E estamos aí de novo tendo que reconstruir os tijolinhos da nossa liberdade.”

TUDO EM PAZ 

À coluna, Vereza comemorou a provável ida de Regina à secretaria. “Ela é uma pessoa do bem. Acho prudente da parte dela primeiro tomar conhecimento da secretaria. Ela é pacifista, é uma belíssima escolha”, afirmou.

EM EQUIPE 

Ele diz que, por enquanto, está “estudando” a possibilidade de compor a equipe da atriz. “Deixa ela chegar lá primeiro. A Regina dá conta, é muito ativa.”

QUERO FICAR

Antes mesmo do encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e Regina, secretários da pasta já demonstravam seu apoio. “Uma amiga querida que torço para aceitar. A namoradinha do Brasil vai empolgar a cultura”, afirmou a secretária da Diversidade Cultural, Jane Silva.

APOSTA 

Entre artistas de esquerda, a disposição inicial é dar um voto de confiança à atriz. Sérgio Mamberti, ex-secretário de Políticas Culturais no governo Lula, diz ter expectativa de retomada de diálogo. 

APOSTA 2 

“Tenho certeza que a Regina não deve ter esquecido toda a sua trajetória de luta na área cultural para preservar os mecanismos de fomento e as conquistas históricas que tivemos”, disse. 

FASE 

Não bastasse estar sob bombardeio por acusações de conflito de interesse na Secom, o secretário Fabio Wajngarten tentou até o último minuto emplacar outro nome para a Secretaria da Cultura. 


O bailarino e coreógrafo Diogo Granato
O bailarino e coreógrafo Diogo Granato - Karime Xavier/Folhapress

MOVIMENTOS

O bailarino e coreógrafo Diogo Granato vai assumir a curadoria de dança do Centro da Terra, em São Paulo; o espaço cultural receberá espetáculos de dança semanalmente às quintas e às sextas-feiras 


PRÉVIA 

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, que organiza abaixo-assinado contra a Mangueira, não descarta entrar com ação judicial em razão do samba-enredo que retrata Jesus como negro, índio e com corpo de mulher. “Isso está em estudo. Por enquanto queremos alertar a sociedade para a perseguição aos cristãos”, diz Frederico Viotti, membro da entidade conservadora. 

PESOS 

O instituto iniciou na sexta (17) campanha contra o que vê como “blasfêmia” da Mangueira, e reuniu mais de 45 mil apoiadores em quatro dias. “Ataque a homossexuais ou negros seria proibido pela Justiça. Como é contra o catolicismo, vira liberdade de expressão”, diz Viotti.

OUTRO LADO 

Após o ex-secretário da Cultura Roberto Alvim afirmar que “uma ação satânica” teria agido sobre o texto em que parafraseia Goebbels, a Igreja de Satã, com sede em Nova York, nos EUA, replicou em um tuíte: “Nós podemos garantir a vocês que não tivemos nada a ver com a redação do discurso dele”.

POP 

O agente da Lava Jato em Curitiba Jorge Chastalo, o “Rodrigo Hilbert” da Polícia Federal, criou uma conta no Instagram. Seus primeiros posts são de selfies com Monja Coen e o linguista Noam Chomsky. Também publicou uma lista de conselhos. “Pense e aja como caçador, não como caça”, diz um deles.

HOMENAGEM 

A Editora Contracorrente e o Instituto Marielle Franco lançam em 14 de março, aniversário da morte da vereadora, o 1º Concurso Marielle Franco de Literatura Feminista. O ensaio vencedor será publicado pela editora. 

FIM

A Justiça extinguiu o processo em que o Ministério Público acusou o governador João Doria, o prefeito Bruno Covas e os ex-secretários Anderson Pomini e Cláudio Carvalho de improbidade administrativa e direcionamento na contratação da empresa Dream Factory para organizar os carnavais de rua de 2018 e de 2019. Doria, Covas e Pomini já tinham deixado de ser réus na ação. 

NA ORELHA 

A Prefeitura de São Paulo vai lançar um podcast de ficção sobre a formação da capital paulista. Baseadas em fatos reais, as histórias do “Idas&Vindas” serão contadas em oito episódios e estarão disponíveis no site da prefeitura. O lançamento ocorre na semana de aniversário da cidade, comemorado no sábado (25).


CLÁSSICO BRASILEIRO

O cantor Milton Nascimento fez show de encerramento da turnê Clube da Esquina no Espaço das Américas, em SP, na sexta (17). Os cantores Criolo, Samuel Rosa, Lô Borges, o compositor Wagner Tiso e as cantoras Maria Gadú e Maria Rita participaram da apresentação.


CURTO-CIRCUITO

Os advogados Igor Mauler Santiago e Pierpaolo Bottini participam de debate sobre criminalização do ICMS declarado e não pago. Na quarta (22), no Clube Hebraica, às 9h.

O rapper Thaíde toca como DJ convidado na festa “Tocaia”. Na sexta (24), no Estúdio Bixiga, às 23h.

O futurista alemão Gerd Leonhard palestra na “Converge Capital Conference”. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, na Casa Firjan, no Rio.

FÁBIO ZANINI (interino), com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.