Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Adjunta de Regina, reverenda Jane pediu demissão de ministro do Turismo

Marcelo Antônio, a quem Secretaria da Cultura é subordinada, é acusado de esquema com laranjas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A reverenda Jane Silva, escolhida pela atriz Regina Duarte para ser sua adjunta na Secretaria da Cultura, fez críticas no passado ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, e chegou a defender sua demissão

O ministro é acusado de ter comandado um esquema de candidaturas laranja do PSL na eleição de 2018, caso revelado pela Folha no ano passado.

A área da Cultura é formalmente subordinada à pasta de Antonio. A reverenda está respondendo interinamente pela secretaria desde quinta (23), e desempenhará essa função até que Regina aceite formalmente o convite de Bolsonaro, o que deve ocorrer na semana que vem.

Em um post em sua conta no Facebook em 4 de fevereiro do ano passado, a reverenda compartilhou uma reportagem sobre as acusações contra o ministro sobre os laranjas. Ela pediu investigação e disse não ter bandidos de estimação.

"Nós, mineiros, não temos bandidos de estimação. Somos a favor da investigação para que a verdade prevaleça", afirma.

Jane Silva
Publicações do Facebook da reverenda Jane Silva criticando o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio - Reprodução Facebook Jane Silva

Em 13 de abril de 2019, ela voltou à carga, pedindo a demissão do ministro. Neste caso, comentava uma acusação feita pela deputada federal Alê Silva (PSL-MG), de que teria sido ameaçada de morte por  Antonio, o que ele nega.

Ao compartilhar reportagem com declarações da deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) sobre o caso, a reverenda comenta: "Eu concordo com a querida Janaína. Demissão já do ministro do Turismo", disse a agora secretária-adjunta.

Jane Silva
Publicações do Facebook da reverenda Jane Silva criticando o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio - Reprodução Facebook Jane Silva Brasil

Jane e o ministro são adversários antigos na direita mineira. Suas desavenças começaram em grupos locais, como o Direita MG.

O atrito entre ambos pode contribuir para que a secretaria seja desvinculada da pasta do Turismo. Uma possibilidade é que seja ligada diretamente à Presidência.

Procurada via assessoria da Secretaria da Cultura, a reverenda não se pronunciou até a conclusão deste texto.

Nesta sexta (24), a assessoria da pasta divulgou uma declaração de Jane dizendo que recebeu "com muita honra" a indicação do ministro Marcelo Álvaro Antonio para assumir de forma interina a Secretaria Especial de Cultura. 

Também foi divulgada uma foto da reverenda, do ministro e de Regina Duarte lado a lado, sorridentes.

A reverenda Jane Silva, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e a atriz Regina Duarte, em foto divulgada pela assessoria da Secretaria da Cultura
A reverenda Jane Silva, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e a atriz Regina Duarte - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.