Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Apenas 21,8% dos municípios brasileiros possuem mamógrafo disponível

Sudeste concentra quase metade dos equipamentos do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) mostram que apenas 21,8% dos 5.570 municípios possuem ao menos um equipamento de mamografia disponível para a população —tanto na esfera pública quanto na privada. 

Paciente faz exame para rastreamento de câncer de mama em unidade móvel do Hospital da Mulher da Bahia - Gustavo Urpia - 21.dez.2017/Secom/Divulgação

DESIGUAL 

O Sudeste concentra 47,44% dos mamógrafos do país. Em seguida estão Nordeste, com 22,2%, e Sul, com 15,7%. Centro-Oeste e Norte apresentam as menores taxas —8,5% e 6%, respectivamente. Os dados são de 2018.

ALERTA 

“Os dados indicam que muitas mulheres não terão acesso ao diagnóstico precoce, o que lhes daria a melhor chance de um tratamento”, afirma Wilson Shcolnik, presidente da Abramed. 

EFEITO GLÓRIA PIRES 

O ex-presidente Michel Temer e a deputada Janaina Paschoal, coautora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, responderam da mesma forma sobre a indicação do documentário “Democracia em Vertigem” ao Oscar: “Não vi, portanto não posso opinar”.

TAPETE VERMELHO 

Já o PT reagiu eufórico, e discute se mandará alguém para a cerimônia do Oscar. “É uma alegria muito grande pelo reconhecimento ao talento e à coragem da Petra”, diz Gilberto Carvalho, braço direito de Lula.

IMPULSO 

E o cineasta bolsonarista Josias Teófilo diz que recebeu R$ 2.010 em doações via crowdfunding para o seu filme “Nem Tudo se Desfaz” após a indicação do documentário de Petra ao Oscar. A obra mostra os desdobramentos políticos e culturais das manifestações de 2013 que culminaram na eleição de Bolsonaro à Presidência”. 

TRINCHEIRA 

Líder do grupo Mães Pelo Escola Sem Partido, a administradora de empresas Gislaine Targa foi nomeada chefe de gabinete na Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura. A indicação dá continuidade à guinada conservadora na pasta. 

PAUTA 

O ex-secretário da Receita Marcos Cintra reúne no dia 23 em Brasília empresários, deputados e presidentes de entidades para debater a criação de um imposto único nos moldes da antiga CPMF.


A SÓS

A atriz Cássia Kis estreou o monólogo “Meu Quintal É Maior do que o Mundo” no Teatro-D, em São Paulo, na sexta (10). A atriz Ellen Rocche, o apresentador Fábio Arruda e o produtor Darson Ribeiro estiveram lá. Os atores Claudio Curie Aldine Müller também assistiram ao espetáculo. 


FREIO 

A Secretaria municipal de Educação de SP não renovou contratos emergenciais com técnicos de som e iluminação de CEUs. Segundo o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de SP (Sated-SP), que soltará nota de protesto, 72 profissionais foram dispensados. 

FAÇA VOCÊ MESMO 

A secretaria diz que há licitação em andamento e que a programação segue ininterrupta. Afirma que os eventos contratados durante o período licitatório terão de fornecer profissionais de iluminação e som.

NO CENTRO 

O ministro Sergio Moro (Justiça) será o primeiro entrevistado do Roda Viva, da TV Cultura, sob o comando da jornalista Vera Magalhães, em 20 de janeiro.

TROCA-TROCA 

A Pinacoteca de SP e o Malba (Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires) vão trocar de contas de Instagram nos próximos dias. A instituição brasileira publicará na da argentina e vice-versa. O objetivo é apresentar os museus a diferentes públicos.

MUDANÇAS 

O estilista e consultor Dudu Bertholini será o novo curador de moda do Centro Cultural São Paulo. Monique Dardenne, da plataforma Women’s Music Event, será curadora de música. 


A atriz Miá Mello estreou a peça “Mãe Fora da Caixa” na sexta (10), no Teatro das Artes, em São Paulo. A escritora Tati Bernardi, a atriz Gorete Milagres, o crítico Evaristo Martins de Azevedo e a escritora e roteirista Camila Fremder compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O advogado Renato Opice Blum palestra sobre vazamento de dados. No dia 22, às 19h30, no auditório da Faap.

A diretora Juliana Sanches estreia hoje a peça “A Corda, Alice!”. No Teatro de Contêiner, às 20h.

O CIEE e o Metrô de SP oferecem teste vocacional e elaboração de currículo nas estações Corinthians-Itaquera, São Mateus, Tatuapé, Paraíso e Vila Prudente. Até o dia 17, das 10h às 15h.

FÁBIO ZANINI (interino), com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.