Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Celso de Mello deve ter alta nesta quarta e voltar ao STF em março

Voto do magistrado é considerado crucial em questões como a do juiz das garantias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), deve receber alta hospitalar na quarta (29). E pode voltar à corte em março, se tudo correr bem na recuperação dele —o magistrado se submeteu a cirurgia para colocar prótese no quadril.

DE VOLTA 2 

A volta de Celso de Mello é esperada com expectativa: seu voto é considerado crucial em questões como a do juiz das garantias, que racha o Supremo.

SOL 

O magistrado segue defendendo com entusiasmo a implantação do sistema no Brasil. “Não há nada de novo sob o sol”, disse ele à coluna no domingo (26), lembrando que mecanismo semelhante ao do juiz das garantias já é adotado em SP há quase 40 anos.

SIMPLES 

Ele refuta o argumento de que muitas comarcas têm apenas um juiz e que seria difícil, portanto, adotar o modelo no país: “Não há dificuldade e muito menos mistério na solução desses casos”.

TABELA 

“A própria lei aprovada dá a resposta, com todas as letras: nestas situações [de comarcas com um só juiz], os tribunais constituirão um sistema de rodízio de magistrados. O sistema vai se pautar certamente na tabela de substituições automáticas que já existe no âmbito do Judiciário há 50 mil anos”, completa.

VIZINHO

Luiz Datena conversou com Bruno Covas, seu eventual adversário na sucessão paulistana, no hospital Sírio Libanês: o apresentador foi internado num quarto em frente ao do prefeito na semana passada. Datena disse que não gostaria de disputar nada com Covas, pois gosta dele “pra caramba”.

QUASE 

O apresentador diz ainda que, depois da “trombada” de ter que colocar cinco stents no coração, a possibilidade de sair candidato está “quase descartada”. Quase: a decisão ainda não foi tomada.

DO FUNDO 

“Já tirei um tumor do pâncreas. Mas esta intervenção no coração deixa a gente estranho”, diz Datena.

ESPERA 

Uma ala do PT de SP passou a defender o adiamento das prévias do partido para a escolha do candidato a prefeito, marcadas para março.


LEMBRANÇA

O governador de SP, João Doria, e a deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) compareceram ao ato solene em memória às vítimas do Holocausto, realizado no domingo (26), na Congregação Israelita Paulista, em São Paulo. O ex-ministro Celso Lafer, o presidente da Federação Israelita de SP, Luiz Kignel, o sobrevivente do Holocausto Tomas Venetianer e o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, estiveram lá.


PORTAS FECHADAS 

A atriz Regina Duarte, que foi convidada para assumir a Secretaria Especial da Cultura, rebateu críticas do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, sobre o filme “Bruna Surfistinha” em uma reunião em Brasília na semana passada. 

NÃO PODE 

Ele afirmou que o longa é um exemplo de projeto que o governo não deve apoiar. A atriz respondeu que o filme tem classificação indicativa e que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo. Reforçou aos presentes que é uma artista e que eles não poderiam se esquecer disso. 

TELAS 

Um dos papeis mais emblemáticos da atriz foi o da Viúva Porcina, uma ex-prostituta, na novela “Roque Santeiro”.

FORA DAQUI 

O espólio de Gugu Liberato deu 15 dias para que o irmão de Rose Miriam Di Matteo, mãe dos filhos do apresentador, deixe a casa em que está com ela e os sobrinhos, na Flórida. Gianfrancesco Di Matteo já foi notificado.

RINGUE 

A tentativa de expulsão é mais um lance da disputa judicial entre a família de Gugu e Rose: ela quer o reconhecimento de que tinha uma união estável com ele, o que a deixará com direito sobre a metade de todo o patrimônio. Os irmãos do apresentador sustentam que os dois eram apenas amigos.

LAR 

“A casa é o lar de Rose. E o irmão está lá para dar apoio a ela neste momento difícil. Vamos pedir a exclusão de Aparecida [Liberato, irmã de Gugu] como inventariante, por conflitar com o interesse dos filhos e da viúva”, diz o advogado Nelson Wilians, que representa Rose.

ZÍPER 

A família de Gugu não comenta os assuntos do espólio e da disputa judicial.

DIREITOS 

Advogados de familiares de vítimas da tragédia que matou o time da Chapecoense em 2016 foram à Bolívia se reunir com o ministro dos Transportes daquele país. 

DIREITOS 2 

O objetivo é cobrar do governo boliviano que se responsabilize pela autorização do voo saído de Santa Cruz de la Sierra (e que caiu na Colômbia sem combustível) e pelo pagamento de um seguro obrigatório.

MUITO TEMPO 

“Já se passaram três anos. Até agora temos 68 famílias sem nenhuma resposta por seus direitos no acidente”, diz o advogado Marcel Camilo, que representa familiares junto com Josmeyr Oliveira e Ilan Nazário.


EM LETRAS

A jornalista Anna Lee lançou o livro “Operação Condor”, escrito com Carlos Heitor Cony, no sábado (25), na Mercearia São Pedro, em São Paulo. O escritor Marcelino Freire, o jornalista Xico Sá e a consultora Ana Teresa Salles passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O artista Hermes Santos será homenageado com o diploma Fundação de São Paulo. Nesta terça (28), na Alesp.

O casal Og Doria e Ana Wilheim promove brunch na Casa 95. No dia 2 de fevereiro, a partir das 11h.

A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o concerto “Bohemian Rhapsody”. Nesta quinta (30), às 21h, no Espaço das Américas.

O artista plástico Sanches inaugura nesta quarta (29) exposição na Garden Art Gallery.

com BRUNO B. SORAGGI VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.