Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Chico Buarque diz que país é governado por 'loucos'

Cantor fez afirmação em vídeo enviado à cineasta Petra Costa, diretora do filme 'Democracia em Vertigem'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O escritor, cantor e compositor Chico Buarque afirmou nesta quinta (30) que o Brasil é atualmente governado por "loucos".

Ele fez a afirmação em um vídeo enviado à cineasta Petra Costa, diretora do filme "Democracia em Vertigem", dirigido por ela e que foi indicado ao Oscar.

O cantor Chico Buarque em visita ao ex-presidente Lula, então preso em Curitiba - Rodolfo Buhrer - 19.set.2019/Reuters

Na fala, Chico afirma que a cineasta "soube captar, no calor da hora", os bastidores do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

As cenas do filme, diz ele, mostram como os que tramaram pela queda da então presidente davam a impressão de que "estavam brincando com a democracia".

"Não souberam esperar mais quatro anos, quando talvez pudessem implantar um governo liberal, conservador", afirma o artista.  "E o resultado está aí. Temos hoje um país governado por loucos."

Veja o vídeo e leia a íntegra da fala:

"O filme democracia em vertigem, para além de seus méritos cinematográficos, que são muitos, tem um grande valor histórico. A diretora Petra Costa soube captar no calor da hora, com sensibilidade, os bastidores da cena política, principalmente a partir de 2014, quando os derrotados não aceitaram o resultado das urnas e passaram a tramar, com o apoio de grande parte da classe política, da grande mídia, e com pelo menos a complacência da Justiça, começaram a tramar contra o governo de Dilma Rousseff. Não souberam esperar mais quatro anos, quando talvez pudessem implantar um governo liberal, conservador. Tudo bem. Mas o que a gente vê ali, assistindo as cenas hoje, dá a impressão de que estavam brincando com a democracia. E o resultado está aí. Temos hoje um país governado por loucos. Obrigada, Petra Costa. Parabéns pelo seu filme e boa sorte." 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.