Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputado do PSL vai apresentar projeto para modificar Lei de Migração

Luiz Philippe de Orleans e Bragança quer estabelecer cotas para refugiados e um sistema de triagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos deputados mais próximos de Jair Bolsonaro, Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) apresentará projeto para modificar a Lei de Migração, de 2017. Quer estabelecer cotas para refugiados e um sistema de triagem.

PENEIRA 

“Não é para ser maldoso, é para proteger o cidadão brasileiro. Aceitamos qualquer um, temos de ser mais rigorosos”, diz. Segundo o deputado, o ataque que matou o general iraniano Qassim Suleimani mostra a importância da luta contra o terrorismo. “O Brasil deve ter papel de liderança regional.”

PITO

​​O governo do Irã convocou a encarregada de negócios da embaixada do Brasil no país, Maria Cristina Lopes, para reclamar da nota oficial divulgada pelo Itamaraty sobre o ataque que matou o general.

NÃO GOSTEI 

Na nota, do dia 3, o Brasil manifestou “apoio à luta contra o flagelo do terrorismo”. Lopes foi chamada porque estava no lugar do embaixador, Rodrigo Santos. Segundo o Itamaraty, a conversa foi “cordial”. Na prática diplomática, uma convocação desse tipo é um ato de reprimenda

ESCALAÇÃO

O ex-ministro Aloizio Mercadante vai assumir a presidência da Fundação Perseu Abramo, centro de formação do PT. Poderá ter no comando do conselho da entidade o ex-prefeito de SP Fernando Haddad. A ideia é tornar o órgão algo parecido com um think tank, com foco em propostas econômicas e de geração de empregos. 

FORA DO AR 

O deputado estadual Paulo Fiorillo (PT-SP) protocola nesta terça (7) representação no Ministério Público na qual pede a suspensão de propaganda do governo estadual sobre a reforma da Previdência dos servidores.

FANTASMA

Na peça, o presidente da São Paulo Previdência, José Roberto de Moraes, sugere que haverá medidas “como foram adotadas na Grécia ou em Portugal, em que reduziram em 30% todo e qualquer valor de benefício” caso a reforma não seja aprovada.

IRREAL 

O documento afirma que o governador João Doria (PSDB-SP) cita realidades distantes e medidas drásticas “totalmente inconstitucionais”.

californiano Donavon Frankenreiter volta ao Brasil, agora para a turnê do seu disco “Bass & Drum Tracks”, lançado em 2019; ele se apresenta em São Paulo, na quinta (9), e no Rio de Janeiro, no domingo (12) 
O californiano Donavon Frankenreiter volta ao Brasil para a turnê do seu disco “Bass & Drum Tracks” - Rodney Bursiel

SURF MUSIC

O cantor californiano Donavon Frankenreiter volta ao Brasil, agora para a turnê do seu disco “Bass & Drum Tracks”, lançado em 2019; ele se apresenta em São Paulo, na quinta (9), e no Rio de Janeiro, no domingo (12).


MICKEY 

O deputado Marco Feliciano, expulso do Podemos, chama de “má-fé” a crítica do prefeito Bruno Covas ao presidente Jair Bolsonaro e diz que o chefe do Executivo paulistano “ainda não entendeu que São Paulo não é uma viagem à Disneylândia que menino burguês ganha do papai”. 

CARTÃO-POSTAL 

“O prefeito alienado tem que deixar frases de efeito de lado e cair na real e saber que hoje, infelizmente, São Paulo é símbolo da cracolândia, das enchentes, da violência, das filas sem-fim nos postos de saúde sem médicos!”, afirma Feliciano.

DITO 

Em entrevista à coluna na quarta (1º), Covas disse que Bolsonaro está “muito mais preocupado em derrotar o comunismo no mundo do que em resolver o rombo orçamentário, investimento que precisa ser retomado, o crescimento econômico”. 

COFRINHO 

Os diretores da coleção de arte Jorge e Ivani Yunes fizeram uma doação de R$ 38 mil à Pinacoteca de SP. Os recursos foram arrecadados em dois leilões em 2019.

PÚBLICO 

E a Pinacoteca recebeu mais de 538 mil visitantes em 2019 —segundo melhor ano de visitação do museu, atrás somente de 2015. Em 2020, a instituição faz 115 anos.


NO PALCO

O grupo Cordel do Fogo Encantado se apresentou na sexta (3) no Sesc Belenzinho, em São Paulo. A cantora Isadora Melo, o vocalista Lira, o percussionista Nego Henrique, a produtora Patrícia Mortari e o violonista Clayton Barros estiveram lá.


CURTO-CIRCUITO

A comédia “O Mistério de Irma Vap” reestreia no teatro Procópio Ferreira. Nesta terça (7), às 21h.

A marca Empório Coisas de Minas inaugura quiosque no shopping Eldorado.

O Canal Futura estreia a série “Retratos Urbanos”, que traz trabalhadores de espaços consagrados da cidade de São Paulo. Hoje, às 22h55.

O Teatro de Contêiner recebe a peça “A Mulher no Tempo”, de Juliana Sanches. A partir do dia 14, às 20h.

FÁBIO ZANINI (interino), com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.