Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Entre detidos em presídios estaduais de SP, 5.680 se declaram LGBT

Levantamento inédito foi realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Das 232.979 pessoas detidas em presídios estaduais de SP, 869 se declaram mulheres ou homens transexuais (0,37%). Ao todo, 5.680 presos (2,4%) se dizem LGBT.

Detentas na Penitenciária Feminina da Capital, no Carandiru, em São Paulo - Rubens Cavallari - 25.jun.2019/Folhapress

DIFERENTES 

O levantamento inédito foi realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária em outubro do ano passado. Os dados foram levantados por meio de questionários. 

GRADES 

A pesquisa mostra que a maioria das pessoas que se declaram travestis e mulheres trans preferem ficar em unidades masculinas: de 701 que preencheram esse item no questionário, 535 (76,32%) expressaram essa preferência. 

GRADES 2 

Entre os homens trans, 82,35% declararam-se a favor de permanecer em unidades femininas.

OCUPA CÂMARA

O PT lançará como candidata a vereadora em SP uma das lideranças da Ocupação 9 de Julho, que abriga cerca de 500 pessoas num antigo prédio do INSS. As coordenadoras Preta Ferreira e Carmen Silva são possibilidades.

PLEITO 

O PCdoB lança hoje o Movimento 65, para filiar interessados em se candidatar nas eleições municipais. A ação tem como foco eleger “lideranças populares, progressistas, patrióticas e democráticas”.

EU VOLTEI

Ciro Gomes (PDT) retornou das férias na semana retrasada e vai retomar em breve conversas com diversos setores. As primeiras serão com empresários e advogados. Grupos evangélicos também devem entrar na mira.

NOVA CEAGESP

Passado um mês do prazo estipulado por decreto, o Governo de SP ainda não publicou a regulamentação que autoriza a construção de acessos em rodovias que darão acesso a terrenos de novos entrepostos de abastecimento alimentar no estado

ESPERA

Um dos empreendimentos prejudicados pelo atraso é o Novo Entreposto São Paulo, que funcionará em um terreno em Perus, na zona norte da capital paulista. 

EM BREVE

O governo paulista diz que a resolução está em fase final de elaboração, e que uma portaria deverá ser publicada nas próximas semanas.


ESTÁ NO AR

A cantora Céu lançou o clipe “Corpo Continente” na quinta (23), em São Paulo. Os diretores Vera Egito e Heitor Dhalia estavam entre os convidados da festa. A influenciadora digital Alexandra Gurgel, o produtor musical Pupillo e o sócio da produtora Landia Rodrigo Saavedra compareceram.


PRÓ-DEPUTADO  

O programa Município Mais Cidadão, do governo federal, premiará prefeitos que realizarem ações com recursos de emendas parlamentares. O edital da iniciativa, divulgado na semana passada, prevê medalhas de ouro, prata e bronze para cidades que tenham políticas de “construção da cidadania”.

PRATAS DA CASA 

Ganharão pontos municípios que adotarem programas desenvolvidos pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo prêmio. Se houver empate, vence a cidade que tiver maior adesão ao Criança Feliz, também tocado pela pasta. 

SEM RESTRIÇÕES 

Representantes da classe artística já estão se questionando se a carta branca prometida pelo presidente Jair Bolsonaro à atriz Regina Duarte para formar sua equipe na Secretaria Especial da Cultura será garantida. 

ADEUS 

A criação do Conselho da Amazônia e o convite a Regina Duarte para a Cultura marcam não só a tentativa do governo federal de suavizar pontos críticos, mas também a retomada de protagonismo da ala militar, segundo assessores ligados ao Planalto.

ANO VELHO 

Preocupado com os erros de seu primeiro ano de mandato, Bolsonaro tem direcionado sua atenção aos militares em detrimento da ala ideológica. O ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, tem sido o conselheiro mais ativo.

ROBOCOP 

Em meio à crise causada pelo assassinato do general iraniano Qassim Suleimani por um drone, o Itamaraty fará um seminário para debater o uso de armas autônomas letais, que operam sem ação direta humana. O evento, em 20 de fevereiro, foi marcado antes do ataque.


PALETA DE CORES

O galerista Robson Britto marcou presença na abertura da exposição “A Pop Arte de Romero Britto”, na quarta (22), no Grand Hyatt, em São Paulo. A estilista Preta Nascimento, o artista plástico Cassiano Araújo, a empresária Nancy Saeki e a pianista Silvia Neubern estiveram lá.


CURTO-CIRCUITO

O Shopping Parque da Cidade realiza leilão virtual de obra do artista Tito Ferrara, com renda revertida para a ONG Arcah. Até a próxima quarta-feira (29).

A Editora ​Kapulana, de literatura africana, participa da curadoria da agenda literária de 2020 da TAG.

O Hospital Samaritano Higienópolis comemora 126 anos com exposição sobre sua história. Até 5 de fevereiro, nas dependências do hospital.

A Eurico doa nesta terça (28) 760 pares de sapatos para a Casa 1.

FÁBIO ZANINI (interino) com BRUNO B. SORAGGI VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.