Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Instabilidade no país leva multinacionais brasileiras a investirem no exterior

Maioria integra setor de manufatura, segundo Fundação Dom Cabral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 13 anos, 71,9% das empresas multinacionais brasileiras aumentaram seus investimentos no mercado internacional, sendo a maioria delas integrantes do setor de manufatura. 

0
Navio com soja no porto de Paranaguá, no litoral do Paraná - Eduardo Anizelli - 13.set.2018/Folhapress

MERCADO EXTERNO

Na sequência estão companhias atuantes nos setores de serviços e varejo. Os dados constam no balanço dos 13 anos de estudo da Fundação Dom Cabral

ATUAÇÃO 

Ainda de acordo com o levantamento, essas empresas brasileiras internacionalizadas estão presentes em 89 países. 

DÚVIDA 

Segundo a fundação, entre os motivos para o aumento dos investimentos no mercado internacional está a instabilidade político-econômica brasileira. O estudo tem patrocínio do Banco BEXS.

VÍCIOS 

A Justiça do Trabalho considerou que a multinacional tabagista Philip Morris Brasil demitiu um funcionário por ser viciado em cocaína e álcool e mandou a empresa recontratá-lo, indenizá-lo com R$ 20 mil e pagar benefícios aos quais teria direito desde que foi dispensado, em 2015.  

VIRTUDES 

“Ao dispensar o reclamante que estava e necessitava de tratamento médico, [a empresa] agiu de maneira discriminatória”, diz o despacho do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2). “A empregadora não pode olvidar-se dos princípios da dignidade da pessoa humana e dos valores sociais do trabalho.” 

DESEMPENHO 

A Philip Morris Brasil afirma que a demissão não foi discriminatória “pois não possui relação com o fator da dependência química apontado” e que a dispensa se deu por queda de produtividade do funcionário —que trabalhava lá desde 2011. 

REFORÇO 

“Decisão de primeira instância confirmou a defesa apresentada”, conclui a multinacional, que irá recorrer da decisão do TRT-2.

MEMÓRIAS 

A edição de janeiro da revista literária 451 trará um texto autobiográfico do escritor japonês Haruki Murakami. “Abandonar um gato”, publicado originalmente na revista Bungei Shunju, traz uma reflexão sobre a carreira militar do pai de Murakami e o possível papel dele em batalhas na Segunda Guerra.


PRIMEIRO ATO

A peça “Fóssil” estreou na quinta (9), no Sesc Pompeia, em São Paulo. Com figurino de Leopoldo Pacheco e direção de Sandra Corveloni, o espetáculo tem a atriz Natalia Gonsales e o ator Nelson Baskerville no elenco. Os atores Flávio Tolezani e Virginia Cavendish passaram por lá. O texto da obra é da dramaturga Marina Corazza.


DAQUI... 

Três cidades internacionais decidiram apoiar o festival Verão sem Censura, da Prefeitura de São Paulo, que no Brasil incluirá espetáculos censurados ou criticados pelo governo Bolsonaro.

... PARA LÁ 

Em Londres, a Index on Censorship, que defende a liberdade de expressão, vai lançar edição de sua revista no dia 15 de janeiro. Em Milão, será apresentado, entre os dias 15 e 26 do mesmo mês, o espetáculo “A Comédia da Vaidade”, de Elias Canetti, sobre autoritarismo e censura. 

LÁ 2 

E o Instituto Omnium Cultural, em Barcelona, promoverá um debate no dia 27 sobre a prisão de líderes políticos catalães e seus impactos para a sociedade espanhola. Outras cidades como Amsterdã e Lisboa estão se movimentando para também participar. 

MANUAL 

Um comunicado interno da Ancine (Agência Nacional do Cinema) sobre regras de integridade foi disparado a todos os servidores da casa na sexta (10). O texto apresenta uma ferramenta do governo na qual os funcionários podem fazer consultas sobre situações de conflito e pedir autorização para o exercício de atividade privada, entre outras coisas. 


À FRANCESA

O diretor-geral do banco Société Generale no Brasil, Luis Sainz, participou do evento Galette des Rois, realizado na quinta (9) na Câmara de Comércio França-Brasil. A diretora-executiva da entidade, Sueli Lartigue, estava lá. O vice-presidente para América Latina do laboratório Guerbet, Patrick Nielly, o vice-presidente do Carrefour Brasil e da Câmara Stéphane Engelhard e a diretora jurídica da Tereos, Audrey Jean-Baptiste, compareceram.


CURTO-CIRCUITO

A atriz Esther Góes ministra oficina para construção de personagens da mitologia grega. Até 1º de fevereiro, no teatro Commune.

O Teatro Folha recebe o musical “O Mágico di Ó”. Até 31 de janeiro, às sextas, às 16h.

O cantor Zé Renato lança o álbum “O Amor É um Segredo”, no qual canta Paulinho da Viola. No Sesc Bom Retiro, neste sábado (11), às 21h.

O músico Frejat se apresenta no Morro da Urca, no Rio. Hoje, às 22h.

FÁBIO ZANINI (interino), com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.