Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministério da Economia usará biometria facial para certificação digital

O novo sistema aproveitará a base de dados da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério da Economia finaliza projeto que cria uma alternativa ao modelo atual de certificação digital, no âmbito das Juntas Comerciais. Controlado pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), o sistema hoje exige do usuário uma chave criptografada, que custa até R$ 200 e tem de ser renovada periodicamente. Com isso, apenas 2,5% da população têm acesso a assinaturas digitais.

O ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes - Lucio Tavora/Xinhua

PILOTO 

O novo sistema usará biometria facial, por meio de um aplicativo de celular, e aproveitará a base de dados da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A ideia começará a ser testada na Junta Comercial do Rio em 20 de fevereiro.

PARA TODOS 

Os técnicos que elaboram o modelo esperam que isso barateie o acesso às assinaturas digitais e torne o acesso mais amplo. O atual sistema continuará em vigor.

MATEMÁTICA 

O PSDB estabeleceu como meta eleger 250 prefeitos no estado de São Paulo em outubro, um aumento de 14,6% sobre os 218 que tem hoje. Para isso, pretende lançar candidatos em 450 municípios.

PRÉVIA 

“Estamos bem posicionados na maioria das grandes e médias cidades paulistas”, diz o presidente estadual do partido, Marco Vinholi.  Um desempenho expressivo em São Paulo é fundamental para alavancar a candidatura presidencial do governador João Doria em 2022.

NÃO DEU... 

Membros do MBL (Movimento Brasil Livre) se reuniram na sexta-feira (17) com a deputada Joice Hasselmann (PSL), em busca de um acordo para a disputa pela Prefeitura de SP.

MATCH 

Mas nem Joice nem o deputado Arthur do Val, ligado ao movimento, abriram mão de suas candidaturas. A ida do parlamentar, que foi expulso do DEM, para o PSL está praticamente descartada.  

NAMORO 

Adversários históricos na política e no sindicalismo, PC do B e Solidariedade conversam sobre uma aliança para a Prefeitura de SP, em torno da candidatura do deputado comunista Orlando Silva. 


Alcione e Carlinhos de Jesus na Marquês de Sapucaí
Alcione e Carlinhos de Jesus na Marquês de Sapucaí - Divulgação

NOITES DE FOLIA

A cantora Alcione será a homenageada do camarote Rio Exxperience, que terá nova edição na Sapucaí nos desfiles das escolas de samba do Carnaval carioca; o mestre de cerimônias do espaço será o dançarino Carlinhos de Jesus


NA PORTA 

O Sated-SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de SP) fará uma manifestação em frente à Secretaria Municipal da Educação de SP nesta segunda (20). O sindicato protesta contra a não renovação dos contratos emergenciais da pasta com técnicos de som e iluminação de CEUs.

PORTA 2 

Segundo a entidade, os 72 funcionários que foram dispensados devem comparecer. A pasta afirma que “tem trabalhado para que a contratação desses profissionais seja realizada da maneira correta e não por contratos emergenciais”. Diz ainda que um processo licitatório está em andamento e que a programação cultural segue ininterrupta nos CEUs da Prefeitura.

SOBE 

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) registrou 2 milhões de novas músicas em 2019. 

SOBE 2 

Agora são 12 milhões no acervo do órgão, ante 10 milhões de 2018.

A quantidade de artistas beneficiados registrou um crescimento de 17%.


EM CENA

Renato Borghi atua e dirige o espetáculo “O Que Mantém um Homem Vivo?”, estreado no Tusp, em São Paulo, na quinta (16). O ator Cássio Scapin esteve lá. Os atores Georgette Fadel e Elcio Nogueira Seixas compõem o elenco. O ator Celso Frateschi e a atriz Renata Jesion compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O cantor Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto apresentam o concerto “Valencianas 2” em Portugal. Nesta segunda (20) e na terça (21), em Porto e Estoril.

A marca Dra. Cherie lança coleção feita em colaboração com a PatBO, da estilista Patrícia Bonaldi. Na quinta, às 10h, no restaurante Atípico.

A Sorridents, rede de clínicas odontológicas, comemora no sábado os 25 anos de sua fundação com show de Ivete Sangalo.

FÁBIO ZANINI (interino), com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.