Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Moro pede a aliados que mantenham pressão contra juiz das garantias

Ministro se manifestou favorável ao adiamento da aplicação da medida por Toffoli

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

ministro Sergio Moro (Justiça) manifestou a aliados políticos que gostou da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, de adiar durante seis meses a entrada em vigor do juiz das garantias. Mas pediu a eles que mantenham a pressão contra a medida, à qual se opõe abertamente.

PRA ONTEM 

O adiamento, com o argumento de estruturar melhor o sistema, foi criticado pelos advogados, favoráveis à novidade. “Direitos e garantias individuais são mais relevantes do que a acomodação da prática judiciária”, diz Hugo Leonardo, presidente do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa).

FRENTE ÚNICA 

procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, vai coordenar um grupo de trabalho dos chefes dos Ministérios Públicos estaduais que discutirá a aplicação do pacote anticrime na prática.

ORDEM UNIDA 

Os pontos que mais suscitam dúvida são juiz das garantias, acordo de não-persecução penal e homologação de arquivamentos. “O pacote mudou bastante o sistema penal. O Ministério Público vai ter de trabalhar de maneira unificada”, afirma Smanio.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.