Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PT espera ter programa de compliance pronto em seis meses

Uma preocupação é como conciliar normas de boa gestão com atividades políticas típicas de um partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PT espera ter pronto em seis meses um programa de compliance. “Ainda estamos pensando no modelo. O que existe hoje é compliance de empresas, nunca foi feito por partidos”, diz o advogado Luiz Carlos da Rocha, o Rochinha, à frente do projeto. 

INTIMIDADE 

Baseado em Curitiba, o advogado foi contratado no final de 2019 pelo partido por R$ 60 mil para formular o programa. Rochinha era o responsável por dar suporte jurídico a Lula durante sua prisão e se aproximou muito do ex-presidente no período.

O ex-presidente Lula participa do festival Lula Livre em Recife (PE)
O ex-presidente Lula participa do festival Lula Livre em Recife (PE) - Leo Caldas/Folhapress

ONDE PEGA 

Uma preocupação, diz o advogado, é como conciliar normas de boa gestão com atividades políticas típicas de um partido. A área de arrecadação, no centro de escândalos que envolveram o PT, receberá especial atenção.

DE OLHO 

A atriz Regina Duarte afirmou em vídeo publicado em seu perfil do Facebook em outubro de 2018 que “reprimir criação artística é coisa de ditadura”. No filme, ela declara e incentiva o voto no então candidato Jair Bolsonaro. “Outra coisa que eu espero do governo: censura nunca mais. A arte tem que ser livre”, disse.

ALARME 

A Aliança pelo Brasil tem orientado simpatizantes a não escreverem o nome do partido no campo “destinatário” em cartas enviadas pelo correio com fichas de apoio à criação da sigla. A legenda teme que algumas delas sejam propositalmente extraviadas.

FALSO 

Os Correios, no entanto, afirmam desconhecer qualquer caso de perda nas entregas à Aliança. 

VAZAMENTO 

PC do B, PSOL e PT protocolaram representação contra a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) na PGR (Procuradoria-Geral da República). Pedem que seja investigado áudio em que Zambelli diz só ter conseguido liberação de emendas após votar pela reforma da Previdência. 

SALDO 

Zambelli afirma que o áudio foi mal interpretado. “Uma vez aprovada a pauta governamental, o saldo positivo permitiu que fossem feitas novas reivindicações por todos os parlamentares, municípios e convênios”, diz. Ela acusa os partidos de fazerem “litigância de má-fé”.


MEMÓRIA

O presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, e a empresária Marcy Junqueira participaram da abertura da exposição “Canções de um Passado Esquecido”, realizada na terça (21), no Tomie Ohtake, em SP. A designer Indaiá Militão, o crítico José Henrique Fabre Rolim e os curadores Luise Malmaceda e Theo Monteiro estiveram lá.


SEM MÁGOA 

Felipe Soutello deverá ser o responsável pela campanha do prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), à reeleição. Em 2018, ele comandou a comunicação de Márcio França (PSB) na acirrada disputa contra João Doria (PSDB) ao governo do estado. Mas tucanos dizem que isso não será obstáculo agora.

FACA 

O advogado do MBL, Rubinho Nunes, pediu que o Ministério Público solicite a abertura de um inquérito policial para investigar Marcelo D2 por incitação de crime. A iniciativa se baseia em postagem no Twitter na qual o cantor diz: “Direita liberal é o caralho, chega... Tinha que fazer uma suástica na testa de cada um desses fdp”. 

CANETA 

Nunes diz que D2 é “figura pública de alto renome”, buscou “induzir a população a realizar tamanha atrocidade” e que merece a repreensão estatal “de forma exemplar”. D2 não quis comentar. 

NO FORNO 

E o cantor se reuniu em Los Angeles (EUA) com o produtor musical Marcelo Caldato para finalizar as músicas do disco de inéditas que o Planet Hemp lançará neste ano. 

VOZ 

O consórcio Allegra Pacaembu, que administrará o complexo esportivo homônimo por 35 anos a partir de sábado (25), acertou com Edson Sorriso que ele continuará sendo o locutor oficial do estádio. Sorriso é criador do bordão “o seu, o meu, o nosso Pacaembu”.

VIA EXPRESSA 

Pessoas com deficiência poderão solicitar isenção do rodízio municipal de veículos pela internet, processo antes presencial. A modernização é uma iniciativa das secretarias de Mobilidade e Transportes (SMT) e de Inovação e Tecnologia (SMIT).

SELECIONADOS 

A cantora Rita Lee, o idealizador da SP Fashion Week, Paulo Borges, e o artista Eduardo Kobra estão entre os que receberão a Medalha Tarsila do Amaral. Recém-criada pelo governo de SP, a condecoração homenageia personalidades ligadas às artes por suas contribuições ao setor cultural do estado.

SEGURANÇA 

Trabalhar em uma grande empresa ainda é um fator profissional importante para 70% das pessoas entrevistadas pelo Instituto Ipsos para uma pesquisa de hábitos de trabalho encomendada pela Alelo. Dos 2.333 ouvidos no estudo, 32% acham mais relevante trabalhar em uma startup. A pesquisa foi feita nas principais regiões metropolitanas do Brasil.


ALALAÔ

O músico Wilson Simoninha, o humorista Bruno Mazzeo e a atriz Caroline Abras compareceram ao primeiro ensaio do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em São Paulo, no domingo (19). O cantor Tatá Aeroplano tocou no evento. O estilista Walério Araújo também marcou presença.


CURTO-CIRCUITO

Marcel Daltro, do escritório Nelson Wilians e Advogados Associados, acompanha a delegação de empresários em viagem do presidente Jair Bolsonaro à Índia.

O Instituto de Arquitetos do Brasil em SP e o Itaú Cultural oferecem curso sobre urbanismo social. No Itaú Cultural, de 11 a 13 de fevereiro.

Karina Manasseh lança nesta quinta (23) o livro “Entre Cabul e a Dança das Borboletas”. No Busboys and Poets, em Washington (EUA).

FÁBIO ZANINI (interino) com BRUNO B. SORAGGI VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.