Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Setor de construção de obras imobiliárias cresce 10,4% de janeiro a novembro de 2019

Centro-Oeste puxa o crescimento, seguido de Sudeste e Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atividade de construção de obras imobiliárias para uso residencial, comercial ou de turismo cresceu 10,4% de janeiro a novembro do ano passado.  

0
Operário trabalha na construção de um edifício no Bairro Jardim América, em Goiânia - Mateus Bonomi — 12.jan.2018/Folhapress

CIMENTO 

A alta é apontada por um índice desenvolvido pela empresa de análise de dados Neoway em parceria com a Tendências Consultoria. 

TIJOLO 

Ainda de acordo com o levantamento, o total de metros quadrados em construção no país em novembro de 2019 apresentou crescimento de 13,5% em comparação ao que foi registrado no mesmo período de 2018.

PAREDE 

O Centro-Oeste puxa o aumento, com acumulado de 17,3% de alta até o mês de novembro. 

PAREDE 2 

Sudeste e Sul vêm em seguida, com 16,9% e 5,2% respectivamente. 

OTIMISMO 

A consultoria vê nessa alta um sinal de novo ciclo imobiliário

LIMPEZA 

Vereadores protocolaram um requerimento na Câmara Municipal de São Paulo pedindo a instalação de uma CPI para investigar supostas irregularidades em contratos com empresas prestadoras de serviço de coleta de lixo na capital paulista. A comissão foi proposta pelo parlamentar Adilson Amadeu (DEM). 

DESAPEGO

O Metrô de São Paulo arrecadou R$ 3 milhões em 2019 com a venda de materiais inservíveis e sucatas oriundas dos serviços de manutenção de seus sistemas e equipamentos. 

A companhia se desfez de seis toneladas desses itens.

VOTO

A chapa Construção vai comandar a Associação dos Servidores Públicos da Ancine (Aspac) no período de 2020 a 2022. As eleições foram realizadas em dezembro. 

VOTO 2 

O grupo tem entre seus objetivos o combate a “qualquer tipo de censura ou controle ideológico de conteúdo”, a “defesa das políticas de ações afirmativas para grupos historicamente excluídos, como mulheres, negros, indígenas, LGBT” e o “respeito à autonomia legal da Ancine contra ingerências externas indevidas”.

Carlinhos Brown
O músico Carlinhos Brown está de volta ao programa "The Voice Kids", da Globo - Victor Pollak/Globo

SOLTE A SUA VOZ

O músico Carlinhos Brown está de volta ao programa “The Voice Kids”, da Globo, que estreia sua quinta temporada no domingo (5); ele será técnico de um time de 24 crianças com idades que variam entre 9 e 14 anos.


CADEIRA 

O Conpresp, órgão municipal de patrimônio, terá 20 reuniões ordinárias ao longo de 2020. O encontro do dia 2 de março será o último com a formação atual do colegiado.

CADEIRA 2 

A nova formação do conselho deve tomar posse no dia 16 de março —os futuros integrantes ficarão no colegiado de 2020 a 2022.

CATRACA 

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo chegou à marca de 15 milhões de visitantes desde a sua inauguração, em 2001

CINCO DÉCADAS

O Museu de Arte Sacra de São Paulo vai comemorar os seus 50 anos com a abertura da exposição “Fé, Engenho e Arte”, que reúne obras de seu acervo e de coleções públicas e privadas. Com curadoria de Fábio Magalhães, a mostra será inaugurada no dia 29 de junho de 2020.

AULA 

O Centro Paula Souza, que gere escolas técnicas e faculdades de tecnologia estaduais, lança uma nova versão do curso ensino médio online gratuito para jovens e adultos. 

VIRTUAL 

Ele vai oferecer certificação para maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica.


SAIDEIRA

O DJ Alok se apresentou na quarta (2) durante a festa de despedida de quem passou a virada do ano em Itacaré, na Bahia. A atriz Dandara Mariana, o humorista Marco Luque e a modelo Michi Czastka deram adeus às celebrações do Réveillon em Jericoacoara, no Ceará.


CURTO-CIRCUITO

O Quarteto de Cordas Vocais abre a programação de 2020 do “Domingos Musicais no CCBB”. Neste domingo (5), a partir das 16h30, no entorno do CCBB.

O Yacht Club Paulista sedia a segunda etapa do Circuito Paulista de Tênis 2020. Do dia 8 a 11 de janeiro.

O psiquiatra Leonard Verea ministra palestra sobre promessas de Ano-Novo com renda para o Médicos sem Fronteiras. No dia 23, às 20h, no Instituto Verea.​

com BRUNO B. SORAGGI VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.