Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Vídeo em que Alvim parafraseia Goebbels gera mais de 1.600 publicações em alemão no Twitter

Foram feitas 17 mil postagens em inglês, originadas sobretudo de EUA e Reino Unido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vídeo em que Roberto Alvim copia frases de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda nazista, teve ampla repercussão na Alemanha. Segundo levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, houve 1.600 publicações em alemão no Twitter sobre o tema até as 16h de sexta-feira (17). No Facebook, foram 42 links no idioma, com 2.000 interações.

Imagem mostra Roberto Alvim ao centro, sentado em uma mesa; acima dele, a foto do presidente Jair Bolsonaro; ao seus lados, a bandeira brasileira e uma cruz
O ex-secretário de Cultura do governo Bolsonaro Roberto Alvim em vídeo em que parafraseia Goebbels - Reprodução/Twitter

DICIONÁRIO 

Em inglês, houve 17 mil postagens sobre o tema no Twitter, originadas sobretudo de EUA e Reino Unido, de acordo com o mesmo levantamento. Em francês, foram mil postagens.

O NOVO 

A afirmação de Lula de que pode surgir uma novidade na disputa do PT pela Prefeitura de SP incentivou a discussão sobre nomes da sociedade civil que poderiam concorrer à sucessão municipal.

O NOVO 2 

Um dos nomes que passaram a circular é o do advogado Marco Aurélio de Carvalho. Ele tem a simpatia de Marta Suplicy, de quem o PT tem se reaproximado e com quem pode formar chapa.

DIGO SIM 

Marta já sinalizou que, se Fernando Haddad não for candidato, o nome do advogado seria o mais palatável para que ela se engajasse na campanha.

LINHA 

O advogado é próximo também do próprio Haddad e de figuras históricas do PT, como José Eduardo Cardozo, Ruy Falcão e Emídio de Sousa.

MOCHILA 

O ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) vai a Madri, na Espanha, receber o prêmio Atocha 2020 em nome do ex-presidente Lula. A láurea é concedida pela confederação sindical Comissões Operarias. Ele também irá a Barcelona encontrar-se com a prefeita Ada Colau para conhecer experiências nas áreas de destinação de resíduos e desenvolvimento econômico.

NO QUARTO 

A União Brasileira de Compositores vai entrar como “amicus curiae” em ação no STF contra a MP que põe fim à obrigatoriedade de pagamento de direitos de execução pelas músicas tocadas em quartos de hotéis e cruzeiros.


ARTE SOBRE TELA

O curador Duílio Ferronato realizou a 11ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria na Lona Galeria, em São Paulo, na quinta (16). Os artistas Monica Piloni e No Martins estiveram lá. O jornalista Celso Fioravante marcou presença.


PÚBLICO 

A Prefeitura de São Paulo estuda a elaboração de uma PPP (parceria público-privada) para a utilização urbanística de alguns imóveis pertencentes à SP Urbanismo, empresa pública cujo objetivo é elaborar ações de desenvolvimento urbano

PARA TODOS 

Essas parcerias poderiam trazer benefícios no setor de habitação e novas áreas verdes na cidade. A SP Urbanismo possui 39 imóveis na capital paulista registrados como sua propriedade, avaliados em R$ 363.836.625,41.

SOBE 

E a prefeitura vai trocar, por meio de licitação, as escadas rolantes da galeria Prestes Maia, localizada sob o viaduto do Chá, no centro da capital paulista

LANCE 

O espaço abrigou a primeira escada rolante pública de São Paulo, em 1955. 

A galeria, que hoje serve de passagem para a praça do Patriarca, será transformada no Museu da Cidadania e Direitos Humanos. 


ESCUTA

A jornalista Maju Coutinho narra a versão em audiolivro da obra “Minha História”, de Michelle Obama, lançada na terça (14), em São Paulo. A humorista Preta Araújo, o jornalista Matinas Suzuki Jr., a diretora de produtos do Google América Latina, Andrea Fornes, e o publicitário Agostinho Paulo Moura compareceram.


CURTO-CIRCUITO

A nutricionista Thais Verdi lança o livro “Nutrição Esportiva”. Neste sábado (18), às 11h, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi.

O Memorial da América Latina recebe o Bloco do Silva. Neste sábado (18), às 14h.

Mariana Luz, presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, receberá o prêmio “Goodwill Champions: The Wave Makers Award” no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos.

FÁBIO ZANINI (interino), com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.