Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Bolsonaro merece outras coisas', diz Mariana Aydar sobre gritos no Carnaval

Cantora respondeu a xingamentos contra o presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se para alguns foliões o Carnaval dispensa comentários sobre o cenário político brasileiro, no bloco Forrozin, comandado pela cantora Mariana Aydar, a tônica era outra. 

“Seja num encontro de alta cultura e arte, como o Carnaval, seja no dia a dia, tudo é política”, afirmou à coluna o rapper Criolo, uma das atrações do cortejo que desfilou no centro da capital paulista na segunda (24). 

“Mas [é preciso] compreender o quanto essa palavra está desgastada, o quanto ela foi canalizada para um tipo de situação. Mas tudo é política, pois somos seres sociais”, seguiu.

Do alto do trio elétrico, onde convidados serviam-se de cervejas disponibilizadas em um cooler, o rapper era assediado por fãs que o admiravam da rua. Uma mulher chegou a pedir, gritando, que Criolo fizesse um filho com ela —convite que ele dispensou com um sorriso e um gesto negativo com as mãos.

A cantora Mariana Aydar se apresenta no bloco Forrozin, no centro de São Paulo - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Em determinado momento, na avenida São Luís, o público presente entoou a frase de protesto “ei, Bolsonaro, vai tomar no c.”, ao que Mariana Aydar respondeu: “tomar no c. pode ser muito bom. Acho que a gente tinha que mudar isso. O [presidente Jair] Bolsonaro merece outras coisas”. E puxou repetidos gritos com as palavras “ele não”, endossados pelos seguidores do bloco.

Dentro do cordão que circundava o trio elétrico, a atriz Sophie Charlotte dançava ao ritmo das músicas de origem nordestina orquestradas por Aydar. Ela usava uma capa azul cintilante e dois coques presos no topo da cabeça com fitas neon. 

Sophie foi uma das artistas que gravaram vídeo em apoio à jornalista da Folha Patrícia Campos Mello após ataque de Jair Bolsonaro (sem partido). À coluna, a atriz afirmou que a situação política no país é o seu “maior pesadelo”.

“A gente já perdeu a mão do que é decoro no Brasil há muito tempo”, disse. “Os governantes estão esquecendo que eles representam a população. Falas agressivas como essa, que estimulam uma violência na outra ponta, são inadmissíveis.”

Sobre a indicação de Regina Duarte para o comando da Secretaria Especial da Cultura, Sophie Charlotte diz que o diálogo entre artistas e o órgão é a única coisa que lhe interessa. 

“Tomara que o projeto fascista e nazista de governo, que foi tentado se implantar e foi combatido com uma grande reação, não permaneça com essa mudança. A gente quer escuta, diálogo e resistência até a próxima eleição”, disse.


LEIA TODOS OS TEMAS ABORDADOS PELA COLUNA NESTA QUINTA (27)

Empresário bolsonarista sugere impulsionar vídeos com ataques ao Congresso

Presidente da OAB convida entidades para debate sobre defesa da democracia  

Instituto Butantan vai desenvolver vacina tetravalente contra gripe  

Vendas no varejo subiram 6,1% em 2019, diz Fecomércio

Corrida da Mulher, no dia 8, já tem 12 mil inscritas    

Ancine delibera sobre 93 temas em duas reuniões  


VEIA NORDESTINA

A cantora Mariana Aydar desfilou com o seu bloco Forrozin no centro de São Paulo, na segunda (24). O rapper Criolo, o presidente do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, Alê Natacci, o cantor Felipe Cordeiro, o DJ Nalla e a cantora Céu estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

O curta “Rã”, de Ana Flávia Cavalcanti, está em exibição na mostra Geração do Festival de Berlim até o dia 1º de março.

O autor Pedro Superti lança o livro “Ouse Ser Diferente”. Na quinta (27), às 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea prorrogou até 13 de março a exposição “Transições SP/RJ”, com obras de Chris Apovian.

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.