Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

CPMI das Fake News deve convocar Hans River para novo depoimento

Ex-assessor da Yacows mentiu durante depoimento à comissão e insultou jornalista da Folha; ele pode ser preso por falso testemunho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), que preside a CPMI das Fake News, apresentou um requerimento pedindo a reconvocação de Hans River do Nascimento. O pedido será votado na próxima semana pelo plenário da comissão.
 
O ex-funcionário da Yacows mentiu durante depoimento à CPMI e insultou a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha. Ele agora será submetido a novos questionamentos. Caso fique comprovado que prestou falso depoimento aos parlamentares, poderá até ser preso.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, que investiga a divulgação de notícias falsas nas redes sociais e assédio virtual, raliza oitiva decorrente do requerimento nº 214/2019.Mesa:relatora da CPMI das Fake News, deputada Lídice da Mata (PSB-BA);presidente da CPMI das Fake News, senador Angelo Coronel (PSD-BA);depoente Hans River do Rio Nascimento.Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Ex-funcionário de empresa de disparos em massa, Hans Nascimento (à dir.) presta depoimento nesta terça (11) na CPMI das Fake News - Jane de Araújo/Agência Senado

O senador afirma que, no momento em que Hans prestava depoimento, na terça (11), não era possível saber se os fatos relatados eram falsos. 
 
Reportagens de Patrícia Campos Mello publicadas no mesmo dia, depois do depoimento, comprovaram, com cópias de mensagens, áudios e planilhas, as mentiras ditas pelo ex-funcionário da Yacows na comissão.
 
Hans River será confrontado com os documentos para se defender.
 
A relatora da CPMI, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), já tinha decidido acionar o Ministério Público para investigar falso testemunho cometido pelo depoente.
 
Na quarta (12), Lídice se reuniu com a área técnica da CPMI para estudar o que poderia ser feito contra Hans, que jurou dizer a verdade antes da sessão de terça-feira.
 
Além das declarações falsas sobre a jornalista da Folha, outras inconsistências foram identificadas no depoimento de Hans, como a data em que ele teria trabalhado na empresa e a informação falsa de que atuou em uma campanha política que não foi realizada em 2018
 
O ex-funcionário da Yacow foi convocado pelo deputado Rui Falcão (PT-SP) a prestar esclarecimentos na comissão parlamentar mista de inquérito do Congresso, formada por deputados e senadores, que investiga a disseminação de notícias falsas na eleição.
 
Também há um requerimento, do deputado Carlos Jordy (PSL-RJ), para convocar a repórter Patrícia Campos Mello, da Folha, para, segundo ele, "prestar esclarecimentos". A jornalista já havia sido convidada pela comissão. A convocação obrigaria sua presença.
 
O requerimento precisa ser pautado pela presidência da CPMI e votado pelos demais integrantes em sessão.
 
Jordy alega, em seu pedido, que a convocação busca "elucidar inúmeras dúvidas sobre como funciona a redação destes tipos de matéria, se existe alguma ordem para produção de tais publicações e se existe financiamento de empresas, partidos políticos, órgãos públicos e parlamentares para a produção de matérias jornalísticas com fins de promover linchamento virtual e assassinar reputações".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.