Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Empresário bolsonarista sugere impulsionar vídeos com ataques ao Congresso

Edgard Corona diz que apenas compartilhou peças para que pessoas do grupo Brasil 200 soubessem que elas existem, mas que ideia é fazer campanha dentro da lei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma troca de mensagens e de imagens com ataques ao Congresso entre empresários do movimento Brasil 200 chegou ao conhecimento de parlamentares e levantou suspeitas sobre a origem do financiamento de vídeos com agressões ao Legislativo. O grupo apoiou a eleição de Jair Bolsonaro.

IMPULSO 

Em uma das mensagens, Edgard Corona, dono da rede de academias Bio Ritmo, envia vídeos que atacam o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e afirma: “Temos de impulsionar esses vídeos. Precisamos de dinheiro para investir em mkt [marketing]”.

O empresário Edgard Corona durante evento no Teatro Santander, em São Paulo - Zé Carlos Barretta - 27.ago.2018/Folhapress

NA LEI 

Corona afirma que o Brasil 200 está preocupado com os rumos da reforma tributária no Congresso e que apenas afirmou aos colegas empresários que são necessários “recursos para divulgar, dentro da lei, a nossa posição”. 

BRILHO 

Ele admite que compartilhou vídeos com ataques a Maia, mas só para “as pessoas [do Brasil 200] saberem que eles existem”. Disse que já elogiou publicamente o presidente da Câmara e afirma que, no ano passado, “a produção legislativa foi brilhante”.

Imagem mostra uma conversa do grupo "Brasil 200 Empresarial". Nele aparecem imagens com frases contra Rodrigo Maia e, em seguida, uma mensagem de Edgard Corona, onde ele diz "Temos de impulsionar estes vídeos. Precisamos de dinheiro para investir em mkt"
Conversa no WhatsApp de grupo de empresários pró-Bolsonaro - Reprodução

DEVER 

Gabriel Rocha Kanner, que preside o Brasil 200, afirma que a reforma tributária “abraçada por Maia” é “muito ruim” e precisa ser mais bem discutida. “O setor produtivo tem responsabilidade e dever de se posicionar.”

DEVER 2 

Ele admite que o grupo “conversou sobre fazer uma campanha alertando para os perigos da reforma”. Mas diz que as mensagens impulsionadas nas redes sociais do movimento não têm ataques pessoais a Maia nem ao Congresso.

ASSINATURA 

“Esses prints [de ataques] não são de nossa autoria”, finaliza Kanner. O Brasil 200 é integrado ainda por empresários como Luciano Hang, da Havan, Sebastião Bomfim, da Centauro, e João Appolinário, da Polishop.


LEIA TODOS OS TEMAS ABORDADOS PELA COLUNA NESTA QUINTA (27)

Presidente da OAB convida entidades para debate sobre defesa da democracia 

Instituto Butantan vai desenvolver vacina tetravalente contra gripe 

Vendas no varejo subiram 6,1% em 2019, diz Fecomércio

Corrida da Mulher, no dia 8, já tem 12 mil inscritas   

Ancine delibera sobre 93 temas em duas reuniões 

'Bolsonaro merece outras coisas', diz Mariana Aydar sobre gritos no Carnaval 


VEIA NORDESTINA

A cantora Mariana Aydar desfilou com o seu bloco Forrozin no centro de São Paulo, na segunda (24). O rapper Criolo, o presidente do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, Alê Natacci, o cantor Felipe Cordeiro, o DJ Nalla e a cantora Céu estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

O curta “Rã”, de Ana Flávia Cavalcanti, está em exibição na mostra Geração do Festival de Berlim até o dia 1º de março.

O autor Pedro Superti lança o livro “Ouse Ser Diferente”. Na quinta (27), às 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea prorrogou até 13 de março a exposição “Transições SP/RJ”, com obras de Chris Apovian.

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.