Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Malu Mader diz estar 'na torcida', mas temer por Regina Duarte

Artistas voltaram a se dividir em relação à participação de atriz; 'todos adoram ela, mas não votaram no [Jair] Bolsonaro', diz Luiz Fernando Guimarães

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Trocando sorrisos, carícias e beijos, a atriz Malu Mader e o músico Tony Bellotto assistiram ao desfile da varanda para onde foram após a apresentação do Titãs no Camarote N1. 

Ela diz “estar na torcida” para que a ida da colega de profissão Regina Duarte à Secretaria Especial de Cultura seja bem-sucedida. “Para ter um nível mínimo de diálogo possível”, afirma. “Mas é claro que temo por ela também. É um envolvimento difícil de encarar para uma artista. Ter que conviver com uma gente que já demonstrou quem é.”

O assunto divide opiniões dos artistas que conversaram com a coluna durante a segunda noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio, na segunda (24). 

“[Ela] vai fazer um trabalho legal”, avalia Luiz Fernando Guimarães, que curtiu a folia em um espaço VIP do Camarote Arpoador. Ele foi um dos artistas que teve sua foto divulgada nas redes sociais da futura secretária em uma montagem contendo retratos de diversos atores, dando a entender que eles a apoiam —ele não foi consultado por ela antes da publicação.

"Acho que não foi ela que fez [a montagem]. Ela não faria isso. Acho que foi todo um entorno", diz. "Todos os artistas adoram a Regina, mas os artistas não votaram no Bolsonaro, eu não votei no Bolsonaro."

Já Humberto Carrão, no ar na novela "Amor de Mãe", disse que não sabe o que esperar da futura secretária da Cultura, mas que os primeiros sinais foram ruins. 

"Ela disse que assumiu para melhorar a relação dos artistas com o governo, mas fez piada com o filme da Petra [Costa, diretora de ‘Democracia em Vertigem’]", disse o ator, que passou pelo camarote Arara.

"Ela [Regina] é uma figura tão importante pra cultura nacional, acho uma loucura que não doa a cabeça dela perceber que o cinema nacional está acabando. Ela fez um vídeo feliz e radiante na frente da Ancine [Agência Nacional do Cinema]. Não entendi aquilo. A Ancine tá paralisada, 500 projetos parados. Este ano ainda não começou para o cinema."

A atriz Leona Cavalli é sucinta ao alfinetar a colega de profissão. "Acho ela melhor em cena", diz, rindo.

Entre os apoiadores convictos de Regina está Oscar Magrini, que gravou um vídeo em apoio à futura secretária. "Eu falei: ‘Regina, nada é fácil. Vai ser muito difícil, mas não é impossível’. A própria classe não apoia ela. Ela sabe os trâmites da situação, mas não é política, então precisa ser ajudada. Vamos torcer, né?", diz.

O ator, que estava assistindo aos desfiles no Camarote Folia Tropical, é contra temas políticos e sociais serem abordados na avenida. Para ele, política e Carnaval "não se misturam". 

"É a alegria do povo, não tem que meter religião, política. Vamos falar do folclore, falar do Brasil, de coisas boas, rir e se divertir", segue. "A família, as crianças, mulheres, homens, vêm pra cá pra se divertir, cantar. Aí vai falar de Cristo? De política ? Não tem nada a ver. Dá uma pausa. Acho que deveria ser uma zona neutra."

"Eu sou Bolsonaro", engata o ator. "Ele é polido? Não, não é, fala o que quer. Ele está mexendo em coisas que não querem que mexam. Todo mundo tá cobrando coisas que em 16 anos nunca foram cobradas. Deixa o homem trabalhar, porra."

com BRUNO B. SORAGGI, BRUNO FÁVERO e VICTORIA AZEVEDO, do Rio

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.