Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Palácio ficou perplexo com frase 'terrível' de Guedes sobre domésticas

Auxiliares de Jair Bolsonaro custaram a acreditar que o ministro fez tal afirmação; lideranças do Congresso foram procuradas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A declaração do ministro Paulo Guedes, da Economia, sobre as viagens de empregadas domésticas à Disneylândia, que ele definiu como "festa", surpreendeu auxiliares de Jair Bolsonaro, que custaram a acreditar que ele tinha feito a afirmação.

A frase foi considerada "terrível", segundo um interlocutor do presidente.

A coluna apurou que assessores discutiram como o Palácio do Planalto deveria reagir, caso fosse provocado por jornalistas.

Algumas lideranças do Congresso Nacional foram procuradas por integrantes do governo, que pediam que elas não reverberassem a afirmação nem fizessem críticas contundentes a Guedes.

Na quarta (12), o ministro afirmou em um seminário que a alta do dólar, que chegou a R$ 4,35, é boa para o país.

"Vou exportar menos, em função de importações, turismo, todo mundo indo pra Disneylândia... Empregada doméstica indo pra Disneylândia, uma festa danada. Peraí", disse Guedes.

A frase imediatamente ganhou as manchetes de alguns dos principais sites noticiosos do país e repercutiu nas redes sociais.

Na manhã desta quinta (13), o presidente Jair Bolsonaro foi questionado sobre a frase de Guedes por jornalistas. Evitou comentar, dizendo que respondia somente pelos seus atos.

É a segunda vez no mês que o ministro comete gafes. Há alguns dias, ele chamou os funcionários públicos de parasitas. Com a reação negativa e generalizada, pediu desculpas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.