Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSOL denuncia Bolsonaro à ONU após fala sobre violência contra a mulher

Ao ser questionado sobre recursos, presidente afirmou que 'não é dinheiro, é postura'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deputadas da bancada do PSOL na Câmara denunciaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Relatoria Especial da ONU para Violência contra as Mulheres e à Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, nesta quinta (6) após fala sobre o tema.

"Não é dinheiro e recurso apenas. É postura, mudança de comportamento que temos que ter no Brasil. É conscientização", declarou o presidente nesta quarta-feira (5), na saída do Palácio da Alvorada, ao ser questionado sobre recursos financeiros destinados a políticas para mulheres.

O presidente Jair Bolsonaro deixa o Ministério da Defesa, em Brasília, após participar de almoço no local - Pedro Ladeira - 28.jan.2020/Folhapress

Bolsonaro, então, passou a defender medidas adotadas pela ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), como o seu programa de prevenção à gravidez na adolescência.

No documento, as deputadas Fernanda Melchionna, Talíria Petrone, Luiza Erundina, Sâmia Bomfim e Áurea Carolina pedem que a relatora da pasta na ONU, Dubravka Simonovic, e a Alta Comissária, Michelle Bachelet, venham ao Brasil "para que sejam observados diretamente os impactos do esvaziamento orçamentário no aumento da violência no país". 

O Ministério da Saúde registra que a cada quatro minutos uma mulher é agredida por ao menos um homem e sobrevive. Em 2018, foram registrados mais de 145 mil casos de violência —física, sexual, psicológica e de outros tipos— em que as vítimas sobreviveram. Cada registro pode incluir mais de um tipo de violência.

"Num contexto de aumento do feminicídio no país, o governo federal não destinou nenhum recurso para a política de Igualdade e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em 2020, como o Ligue 180. A Casa da Mulher Brasileira, por sua vez, recebeu orçamento irrisório", afirma a denúncia, que é assinada por todos parlamentares do partido na Câmara.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.