Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Justiça suspende efeitos de edital que financia apresentações em janelas de SP

Juiz determina que prefeitura detalhe valores e garanta que verba não fará falta a serviços essenciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu, por ora, o projeto Janelas de São Paulo, da gestão Bruno Covas (PSDB), que pretende financiar apresentações de artistas em suas janelas em São Paulo.

O juiz José Gomes Jardim Neto acatou parcialmente pedido de liminar que contestava o valor de R$ 10 milhões a serem destinados para a ação cultural. "Sustenta o autor que a inspiração na manifestação 'voluntária, sem qualquer custo aos contribuintes' dos italianos é uma ideia absurda, especialmente diante de uma situação presente de calamidade", reproduz o magistrado sobre a ação popular.

0
Mirante do Edifício Brasil, no bairro da Bela Vista, em São Paulo - Marcelo Justo - 20.set.2017/Folhapress

Em sua decisão, Jardim Neto afirma que o projeto "tem especial e muito bonita inspiração na Itália" e que a ele não parece "ser uma ideia simplesmente absurda". "Todavia, parece ser realmente possível o questionamento sobre o deslocamento imediato de dez milhões de reais a uma ideia que surge em regime de urgência", ponderou.

Os efeitos do edital do Janelas de São Paulo estão suspensos até que a prefeitura detalhe a destinação dos valores e garanta que a verba não fará falta a serviços essenciais no combate à pandemia do novo coronavírus. Sua publicação, no entanto, não está proibida.

"A nobre intenção de ajudar a classe artística, claramente afetada pelo fato de que as pessoas deverão permanecer em casa, deve ser ponderada também do ponto de vista orçamentário, com o fato de que outras classes profissionais igualmente demandarão auxílio", diz o juiz.

Na sexta-feira (20), a vereadora Janaína Lima (Novo-SP) mobilizou um abaixo-assinado virtual contra a iniciativa, o qual já contabiliza mais de 3 mil signatários. “Nem em quarentena esse pessoal para de jogar o dinheiro do paulistano no lixo”, afirmou a parlamentar nas redes sociais.

Encomendada por Bruno Covas e pensada pelo atual secretário de Cultura, Alê Youssef, a ação pretende fomentar a produção cultural em um momento em que shows, peças e exposições têm sido cancelados para evitar aglomerações e combater a ampliação da crise.

As performances também deverão ser gravadas ou transmitidas em plataforma a ser apresentada pela prefeitura ​para gerar conteúdo online.

A previsão é de que aproximadamente 8.000 artistas de diferentes áreas, como teatro, música, dança e leitura de poesia, possam se candidatar a partir dos chamamentos públicos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.