Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Prefeitura investiga Prevent Senior por não informar casos de coronavírus

Edson Aparecido, secretário de Saúde, afirma que averiguação será 'rigorosa' em rede que registrou primeira morte pela doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Prefeitura de São Paulo decidiu investigar a rede Prevent Senior, que vende planos de saúde e tem uma rede própria de hospitais.

A rede registrou a primeira morte por coronavírus no país, na terça (17), de um homem de 62 anos que tinha hipertensão e hiperplasia prostática. E é acusada de não ter avisado que a doença havia sido confirmada em um de seus pacientes, como manda a lei, na terça (17).

A informação só teria sido dada ao governo de São Paulo depois do óbito.

"Nós vamos abrir uma investigação rígida", diz o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. "Eles tinham obrigação, como todos os hospitais, de notificar toda e qualquer confirmação de casos de coronavírus. E só procuraram o governo de São Paulo depois da morte", afirma.

Nesta quarta (18), a Prevent Senior anunciou que isolou o hospital Sancta Maggiore, que mantém no Paraíso, porque já tinha registrado 202 casos suspeitos e 8 confirmados da doença.

Edson Aparecido diz que a equipe da prefeitura entrou no hospital na quarta (18) e não encontrou ninguém na UTI.

Segundo ele, a vigilância sanitária já está com uma equipe "fazendo levantamentos, exigindo todos os protocolos de internação".

Edson Aparecido diz ainda ser necessário investigar a informação de que quatro mortes suspeitas de coronavírus tenham ocorrido no hospital Sancta Maggiore, que pertence à Prevent Senior.

A coluna enviou mensagem à assessoria de imprensa da Prevent Senior, mas ainda não obteve resposta.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.