Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Regina Duarte diz que aguarda norma para aliviar crise na cultura

Atriz irá se reunir, virtualmente, com secretários estaduais para tratar do cenário nesta quinta (19)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A secretária especial da Cultura, Regina Duarte, espera que até esta quinta-feira (19) uma nova instrução normativa com medidas para enfrentar a crise no setor cultural por conta do novo coronavírus esteja pronta para ser encaminhada à publicação.

"Há um trâmite burocrático muito grande, que envolve os ministérios do Turismo e da Cidadania. Achei que seria mais fácil [elaborar] uma nova instrução normativa nesse momento de crise. Talvez a gente tenha essa documento ainda hoje", afirmou a atriz à coluna.

Nesse documento, devem ser propostas medidas para flexibilização de prazos para projetos que captaram recursos de leis de incentivo federais, sobretudo a Lei Rouanet.

Ela aguarda a conclusão de um levantamento da área jurídica da pasta com os valores que estão contingenciados no Fundo Setorial do Audiovisual e no Fundo Nacional da Cultura, para analisar medidas possíveis de utilizar esse montante para aliviar a crise no setor.

Regina convocou uma reunião com todos os secretários estaduais de cultura do país. O encontro, virtual, será realizado na tarde desta quinta (19) —até agora, 18 já confirmaram presença.

A secretária quer ouvir diagnósticos de cada estado, assim como quais medidas estão sendo tomadas para enfrentar a situação e quais demandas eles têm recebido das entidades e representantes da classe artística

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.