Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Após silêncio de Bolsonaro e Regina Duarte, grupo de juristas e advogados homenageia Moraes Moreira

Integrantes do Prerrogativas gravaram a música 'Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo de juristas e advogados Prerrogativas publicou um vídeo em homenagem ao cantor e compositor Moraes Moreira, morto no dia 13 de abril deste ano.

Na peça, nomes como o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, a presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), Eleonora Nacif, a professora da PUC-SP Weida Zancaner, o procurador aposentado Roberto Tardelli, o defensor público Pedro Carriello e o advogado Maurício Vasconcelos cantam a música "Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira", lançada por Moreira em 1979.

Por causa do isolamento social em decorrência da Covid-19, o vídeo é um compilado de trechos da canção gravados por cada participante desde sua residência. O sobrinho de Moraes Moreira, Pablo, também colaborou.

"Causou perplexidade e espanto a falta de pronunciamento da Presidência da República e de Regina Duarte [secretária especial de Cultura]. O silêncio foi ensurdecedor", afirma Marco Aurélio de Carvalho, fundador e coordenador do Prerrogativas.

De acordo com Marco Aurélio, a escolha da música foi uma forma de homenagear o músico baiano, promover descontração entre os participantes do grupo que têm trabalhado em regime de home office e dar um recado sobre o momento vivido pelo país.

O irmão de Moraes Moreira, Eduardo, agradeceu a iniciativa reproduzindo estrofes de um cordel que deve ser publicado em breve pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).

"Com a criatividade de exímio compositor, produziu com maestria e contagiante amor suas músicas imortais nos trios, palcos, carnavais, demonstrando seu valor. Hoje não nos resta a dor, mas toda a sua alegria, seu legado cultural", declamou Eduardo sobre o irmão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.