Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

HC tem 98% de leitos de UTI ocupados e prepara ampliação emergencial

Na quinta (23), 196 doentes ocupavam 200 leitos da terapia intensiva reservados para a doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP prepara uma ampliação emergencial de leitos de UTI para o atendimento de pacientes com Covid-19. Na quinta (23), 196 doentes ocupavam 200 leitos da terapia intensiva reservados para a doença —uma lotação de 98%.

MISSÃO

O plano é fazer uma ampliação de 100 leitos, ocupando espaços de enfermarias e leitos cirúrgicos.

MISSÃO 2

Mas o desafio é grande: faltam equipamentos e, acima de tudo, profissionais especializados para formar as equipes de UTI, que já não são encontrados no mercado.

ALERTA 

A diretora clínica do HC, Eloisa Bonfá, relata a situação aflitiva: “Vamos fazer tudo o que pudermos. Mas, quando temos médicos, falta pessoal de enfermagem. Quando temos enfermagem, não temos equipamentos”.

ALERTA 2 

Ela está buscando parcerias para vencer o desafio, e faz um apelo: “Precisamos de ajuda. Não temos como fazer isso sozinhos”.

PARA JÁ 

Os primeiros 40 leitos estão encaminhados: dez deles serão instalados e gerenciados pela Rede D’Or, conforme entendimento de Bonfá com o oncologista Paulo Hoff.

DE TUDO 

“Precisamos não só de camas e respiradores, mas de equipes médicas”, diz ela. “Hoff está mobilizado e a rede adotará uma das alas.”

MÃO FIRME 

A clínica de anestesia Takaoka enviará profissionais para trabalharem nos leitos de UTI remunerados pela tabela do SUS. A missão deles será suprir a falta de intensivistas. “Eles têm muitas habilidades próximas e podem compartilhar aptidões com os médicos especialistas que seguirão compondo as equipes”, diz Bonfá.

TSUNAMI 

Ela relata que o plano inicial, anunciado pelo HC, era disponibilizar 200 leitos de UTI e 700 de enfermaria para pacientes com Covid-19. Mas a realidade se impôs: muito mais pacientes precisarão de tratamento intensivo do que antes era imaginado.

MÃO DUPLA 

Já na enfermaria, na quinta (23), estavam 154 pacientes. “Os hospitais de campanha [da prefeitura] estão recebendo os doentes com sintomas leves. E enviando os casos graves para o HC”, diz a diretora clínica.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.