Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Nova pesquisa testará cloroquina em pacientes com sintomas leves

A proposta foi apresentada a Jair Bolsonaro; pesquisador alerta que é difícil encontrar droga contra vírus respiratórios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de médicos e cientistas brasileiros vai começar a testar a cloroquina em pacientes de pouca gravidade que foram infectados pelo coronavírus. A iniciativa foi comunicada ao presidente Jair Bolsonaro na quarta (1º).

LINHA DE FRENTE 

Do projeto fazem parte a equipe do professor Marcus Lacerda, da Fiocruz de Manaus, e a cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar, do Incor (Instituto do Coração de SP). Os testes serão feitos em 210 pacientes.

NA CHEGADA 

“O doente às vezes chega ao atendimento, não está tão grave e é mandado embora. E depois desenvolve complicações”, diz Marcus Lacerda. “Se, nessa fase, eu conseguir evitar [com a cloroquina] que ele inflame o pulmão, já será um avanço.”

NA CHEGADA 2 

A cloroquina também poderia funcionar para diminuir a quantidade de vírus no paciente já nessa fase inicial.

MUITA CALMA 

Marcus Lacerda diz que as pesquisas estão criando alta expectativa —mas alerta que é preciso ter muita cautela. “Elas são feitas para dizer se determinada droga funciona ou não. E a cloroquina pode não funcionar”, afirma.

CHANCE 

Ele diz que a possibilidade de isso ocorrer é real. “É grande a chance de não encontrarmos um antiviral para o novo coronavírus”, afirma ele. “É muito difícil encontrarmos uma droga para os vírus respiratórios”.

DOIS LADOS 

“O pesquisador não pode enviesar, não pode querer provar a todo custo que algo funciona e deixar de olhar para a parte ruim, que não está dando certo”, diz.

EM LINHA 

Lacerda e Ludhmila já coordenam um estudo sobre a cloroquina que está sendo feito com 450 pacientes de coronavírus internados em estado grave.

PRESSA 

Ela detalhou os estudos para Bolsonaro na quarta (1º). Ao ouvir da médica que a pesquisa poderá demorar de dois a três meses para ser concluída, Bolsonaro perguntou: “E não tem nada preliminar?”.

PRAZO 

Ludhmila disse que, antes de ter a evidência definitiva dos estudos, não será possível afirmar que a cloroquina poderá salvar vidas. E isso pode demorar de dois a três meses.

PRAZO 2 

“O presidente está ansioso por uma solução, mas ouviu tudo com a maior atenção”, diz a médica.

AGENDA 

Um outro grupo de médicos, que faz pesquisa com hidroxicloroquina e é liderado pelos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês, HCor, Moinhos de Vento e BricNet também esteve com Bolsonaro no mesmo dia.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.