Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Presidente da OAB e Gilmar Mendes elogiam novo ministro da Justiça

O advogado Felipe Santa Cruz diz que ele será uma ponte para o diálogo com o governo; Mendes elogia também o novo advogado-geral da União

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, elogiou a escolha do presidente Jair Bolsonaro, que indicou o advogado e pastor André Mendonça para o Ministério da Justiça.

Segundo ele, o novo ministro, que até então comandava a AGU (Advocacia-Geral da União) "é muito técnico e deve ser, no cargo, um elemento de diálogo para o qual a OAB sempre esteve aberta".

O então ministro da AGU, André Mendonça, participa de debate sobre acordos e delações no auditório da Folha, em São Paulo - Keiny Andrade - 22.ago.2019/Folhapress

Já na segunda (27), Santa Cruz enviou uma mensagem a Mendonça felicitando-o pela indicação. "Ministro, escrevo em nome da nossa entidade para lhe dar os parabéns pela nomeação para MJ. Estamos muito felizes. Que esse seja um passo no caminho do diálogo que sua postura tão bem incorpora", afirmou.

O presidente da OAB afirma que, em mais de um ano de governo Bolsonaro, nunca foi recebido pelo ex-ministro Sergio Moro, apesar de ter feito vários pedidos de audiência.

Santa Cruz elogiou também a escolha de José Levi, que comandava a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, para comandar a AGU.

"Os dois têm currículo e capacidade técnica", diz o presidente da OAB.

Mendonça e Levi foram elogiados publicamente também pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal). O magistrado postou uma mensagem no Twitter dizendo que "se notabilizaram pelo trabalho técnico, pela integridade e pelo zelo às instituições. São símbolos maiores da excelência da Advocacia Pública Federal Brasileira".

Advogados também engrossam o coro dos elogios. "A indicação do ministro da AGU, André Mendonça, para ministro da Justiça é um alento, principalmente neste momento grave pelo qual passa o país. O ministro é um homem sério, que conhece direito e preza pela manutenção do Estado democrático de Direito. Requisitos fundamentais para ocupar o cargo de ministro da Justiça", diz o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos mais renomados de Brasília.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.