Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Coronavírus chegará às 645 cidades de SP até o fim de maio, diz secretaria

A cada dia, 38 novos municípios entram na lista dos que já registram casos de Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo coronavírus chegará aos 645 municípios do estado de São Paulo até o fim de maio. A conclusão tem base em um estudo da Fundação Seade que mostra que, a cada três dias, 38 novas cidades paulistas estão registrando casos de Covid-19.

Na quarta (6), o número total de cidades com pessoas já infectadas chegou a 371.

"Em março, a cada três dias, sete novas cidades entravam na lista das que registravam casos de Covid-19. O número cresceu para 25 em abril e, agora, deu novo salto", diz o secretário de Desenvolvimento Regional de SP, Marco Vinholi.

O número de novos casos chegou a 3.800 na quarta (6), um pico histórico. No dia 30, quando houve a maior notificação até então no estado, foram registrados 2.540 novos casos.

Os registros de infecção pelo novo coronavírus crescem a uma velocidade quatro vezes maior no interior do estado, se comparada à da capital.

No interior, o número de casos cresceu 3.302% entre os dias 1o e 30 de abril, passando de 129 para 4.389.

Na capital, o crescimento foi de 770%.

Todos os municípios com mais de 100 mil habitantes já têm moradores com Covid-19. As cidades menores devem ser todas atingidas até o fim do mês.

Na sexta (​8), o governo de São Paulo divulgará um plano para a flexibilização da quarentena no estado. Ainda não está claro se elas serão mesmo implementadas –ou se as medidas de distanciamento social serão até mesmo endurecidas em algumas regiões.

"Os dados estão postos. A situação é preocupante. Tudo será definido com base na ciência, pelo comitê de combate à Covid-19", diz o secretário Vinholi.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.