Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputado pede que MPF investigue ato de improbidade de ministro da Justiça

Marcelo Calero questiona o pedido de habeas corpus impetrado por Mendonça a favor do ministro da Educação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ) protocolou nesta quinta-feira (28) uma representação no Ministério Público Federal solicitando a instauração de investigação de ato de improbidade praticado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.

O parlamentar questiona o pedido de habeas corpus impetrado por Mendonça a favor do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ)
O deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ) - zanone Fraissat/Folhapress

No documento, Calero diz que "não se tratará, neste momento, do acerto ou equívoco quanto ao mérito da impetração, mas do desvirtuamento da função institucional desempenhada pelo Ministério da Justiça, que não se presta a defender interesse pessoal de um de seus pares ou terceiros".

Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro para definir estratégias de reação ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta (27), Mendonça ingressou com um pedido de habeas corpus a fim de "garantir liberdade de expressão dos cidadãos".

A ideia é impedir a prisão ou outra medida cautelar contra Weintraub no caso de ele se recusar a cumprir a determinação do STF de prestar depoimento. De acordo com Mendonça, o pedido beneficia "de modo mais específico" Weintraub e as "demais pessoas submetidas ao inquérito [4.781, que investiga fake news e ataques ao Supremo]".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.