Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Atendimento despenca e casos de câncer de mama podem se agravar no Brasil, alerta entidade

Segundo estudo, maiores reclamações de pacientes desde o início da pandemia são o cancelamento de consultas e de cirurgias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) alerta para o impacto do coronavírus em pacientes com câncer de mama no Brasil.

Paciente faz exame para rastreamento de câncer de mama em unidade móvel do Hospital da Mulher da Bahia - Gustavo Urpia - 21.dez.2017/Secom/Divulgação

RECLAMAÇÕES 

Segundo levantamento realizado pela entidade com 30 ONGs associadas de apoio a pacientes com câncer, de 16 estados do país, as maiores reclamações desde o início da pandemia são o cancelamento de consultas (32,3%), o cancelamento de cirurgias (22,6%) e a falta de agenda disponível para exames de diagnóstico (16,1%).

CAMINHOS 

“Essa falta de atendimento gerará um número de casos em estágios ainda mais avançados depois da pandemia. É urgente que se abram caminhos ‘livres de corona’ para o indivíduo procurar ajuda e informações”, diz a mastologista Maira Caleffi, presidente voluntária da Femama.

DÚVIDAS 

Ainda segundo o estudo, entre as principais dúvidas dos pacientes estão quando a situação retornará à normalidade (74,2%), qual a prioridade do atendimento (12,9%), onde encontrar informações atualizadas sobre o seu tratamento (6,5%) e como conseguir apoio psicológico para lidar com a situação (6,5%).

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.