Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Julgamento de federalização de caso Marielle divide STJ

Há magistrados que acreditam que um caso de tal magnitude não poderia ser debatido por teleconferência, como deve ocorrer, e precisa ser adiado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O julgamento do pedido de federalização das investigações da morte de Marielle Franco já divide os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que participarão da sessão, no dia 27.

CALENDÁRIO

Uma parte dos magistrados defende que o julgamento seja suspenso: eles acham que um caso de tal magnitude teria que ser debatido de forma presencial, e não por teleconferência.

PARA DEPOIS

Não está descartado, portanto, um pedido de vista depois que a ministra Laurita Vaz, relatora do caso, proferir seu voto.

SOB SUSPEITA

Magistrados que participarão do julgamento dizem que as informações de que Jair Bolsonaro quer interferir na Polícia Federal e que um delegado da instituição vazou informações para a família dele em 2018 vão interferir no julgamento.

SUSPEITA 2

As evidências de que a família quer controlar a PF do Rio colocariam em xeque a isenção do órgão para comandar a investigação de caso tão sensível, caso ele seja federalizado.

QUANDO SERÁ

Do lado de Marielle há divisão também —não sobre o mérito do caso, já que todos os familiares e apoiadores são contrários à federalização. Mas sim em relação ao momento em que ele deveria ser julgado.​

QUANDO SERÁ 2

O Instituto Marielle e a Coalizão Negra por Direitos defendem que o STJ adie a análise do caso. Já a Defensoria Pública, que representa formalmente a mãe e a filha da ex-vereadora, acredita que ele está maduro e que este é o momento certo para ser julgado. E está pronta para sustentar seus pontos de vista no tribunal.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.