Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Liberação de cloroquina dificulta pesquisas no Brasil

Estudos sobre o uso do medicamento em doentes com sintomas leves podem correr risco por falta de pacientes para os testes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A decisão de Jair Bolsonaro de mudar o protocolo e ampliar o uso da cloroquina para casos leves de Covid-19, formalizada pelo Ministério da Saúde, atropelou estudos da droga no Brasil —e pode dificultar o término das pesquisas que já estão sendo realizadas.

PLACEBO

O maior problema, segundo médicos e cientistas ouvidos pela coluna, será selecionar os pacientes ambulatoriais, que têm sintomas leves, para o grupo dos que não vão tomar o remédio.

Profissional da saúde segura cloroquina em hospital francês
Profissional da saúde segura cloroquina em hospital francês - AFP

MASSA

Como o medicamento está sendo recomendado pelo próprio governo, a possibilidade maior é a de que a grande maioria dos doentes já faça uso da cloroquina, mesmo que não tenha necessidade.

CONTROLE

A existência de dois grupos —um que toma a droga e outro que não faz uso dela— é fundamental para que os cientistas possam comparar os resultados e atestar, ou não, a eficácia do remédio.

NA ESTRADA

Um dos maiores testes que já estão sendo realizados com hidroxicloroquina em pacientes leves é o da Coalizão Covid-19, que reúne algumas das principais instituições hospitalares brasileiras. Ele está sendo feito no hospital Oswaldo Cruz.

NA ESTRADA 2

Até agora, o estudo já incluiu 26 pacientes —a meta é chegar a 1.300. Há outras pesquisas sendo feitas no país, como uma da Fiocruz, em Manaus.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.