Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Pesquisa de hidroxicloroquina incluirá 400 pacientes do Maracanã

Outros 40 doentes serão testados em Manaus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma nova pesquisa sobre cloroquina vai incluir pacientes que estão sendo internados no hospital de campanha do Maracanã, no Rio de Janeiro. A ideia é que 440 doentes sejam incluídos na pesquisa.

Pesquisador da Universidade de Minnesota faz testes de hidroxicloroquina, derivada da cloroquina
Pesquisador da Universidade de Minnesota faz testes de hidroxicloroquina, derivada da cloroquina - Craig Lassig - 19.mar.2020/Reuters

TENTATIVA  

Ela é coordenada pela Fiocruz e pela Fundação de Medicina Tropical. A previsão é que a metade dos pacientes, de gravidade moderada, receba o medicamento, e a outra metade, placebo.

TORCIDA 

O uso da hidroxicloroquina segue gerando polêmica: na segunda-feira (11), seguidores do presidente Jair Bolsonaro subiram no Twitter a hashtag “TeichLiberaCloroquina”, para pressionar o ministro da Saúde, Nelson Teich, a autorizar o uso generalizado do medicamento.

TORCIDA 2 

O próprio Bolsonaro voltou a fazer referência à droga.

LIMITE 

Um novo e grande estudo publicado no The New England Journal of Medicine, um dos mais importantes periódicos científicos do mundo, mostrou que a hidroxicloroquina não teve eficácia para a redução de mortes ou para impedir a intubação do paciente no grupo avaliado.

LIMITE 2 

Apesar de ser uma evidência importante da eventual pouca eficácia do medicamento, o estudo norte-americano tem limitações.

SORTEIO  

Os pacientes não foram divididos em grupos exatamente iguais nem foram escolhidos aleatoriamente para receber o medicamento —o que permitiria dizer com segurança que a única diferença entre os resultados observados seria de fato o tratamento com a hidroxicloroquina.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.