Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Defensoria Pública da União acusa Secom e Fundação Palmares de promoverem publicidade discriminatória

Órgão entrou com ação civil pública na Justiça Federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública da União em São Paulo entrou com ação civil pública contra a União e a Fundação Palmares por atos publicitários supostamente discriminatórios.

Segundo a ação, o governo federal, por meio da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), principal órgão responsável pela sua comunicação, reproduz discursos que afastam e discriminam minorias políticas e exaltam valores antidemocráticos.

O chefe da Secom, Fabio Wajngarten, e o presidente Jair Bolsonaro participam de cerimônia no Palácio da Alvorada, em Brasília - Ueslei Marcelino - 19.nov.2019/Reuters

Entre os exemplos citados pela Defensoria, estão uma postagem na qual a Secom divulgou ato marcado para o dia 15 de março —inicialmente convocado contra o Congresso e o Supremo— como "manifestações legítimas do povo", e o selo "Palmares garante, não é racista", criado pela Fundação Palmares a fim de combater "a perseguição da esquerdalha racista", segundo seu presidente, Sérgio Camargo.

"Promover a divulgação oficial de protestos que defendem a intervenção militar e deslegitimam o equilíbrio institucional dos três poderes é uma ofensa contra a primeira e atual Constituição democrática do país, afrontando a regulamentação do acesso à informação", afirma o órgão.

"O que se averigua, em verdade, é um constante afastamento da realidade do país nas propagandas veiculadas pelo governo federal, que, ao invés de promover medidas inclusivas, tem reproduzido e fomentado discursos que afastam e discriminam minorias políticas", segue.

A Defensoria Pública ainda acusa a União de ferir o princípio da impessoalidade por apresentar posicionamentos que tutelam interesses pessoais de determinados agentes públicos e pelo "direcionamento dos recursos de campanhas publicitárias a canais de promoção pessoal do presidente".

O órgão solicita que a Justiça Federal da 3ª Região determine que União e a Fundação Palmares se abstenham de veicular propagandas, peças publicitárias, postagens em plataformas digitais e quaisquer manifestações oficiais com conteúdos discriminatórios e antidemocráticos e que promovam revisão das propagandas do governo federal.

A ação ainda pede que, a partir de uma eventual decisão judicial, quaisquer manifestações oficiais de órgãos do governo levem em consideração "a diversidade da população brasileira, tanto na escolha das imagens quanto do texto a serem veiculados".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.