Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Entidade internacional cobra governo federal sobre nomeações no Iphan

Icomos enviou ofício aos presidentes da Câmara e do Senado, além do ministro do Turismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Icomos (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) enviou um ofício ao governo federal relatando extrema preocupação com a atual administração do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O documento foi enviado aos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente, e ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, assim como à diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

Desde maio, o Iphan é dirigido por Larissa Peixoto, mulher de um amigo da família Bolsonaro, formada em hotelaria e com carreira na pasta do Turismo. A nomeação de Peixoto está sendo questionada na Justiça.

Na semana passada, o ministro do Turismo nomeou Marco Antonio Ferreira Delgado, ex-assessor do gabinete do ex-ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), para ocupar o cargo de chefe de gabinete do Iphan.

No texto, assinado pelo presidente do Icomos, Toshiyuki Kono​, a entidade pede que o governo nomeie profissionais qualificados para o Iphan, a fim de continuar "o trabalho exemplar de conservação que o país alcançou no passado".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.