Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Entidades denunciam à ONU ações de despejo em SP durante pandemia

Grupo estima que mais de 2 mil famílias foram afetadas por ações em SP desde março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de nove entidades de moradia e direitos humanos, entre elas o Observatório de Remoções da USP, Unifesp e Ufabc e o Movimento Sem Teto do Centro, enviou um ofício ao relator do Conselho de Direitos Humanos da ONU denunciando ações de despejo e de reintegração de posse realizadas pelo Judiciário paulista durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo levantamento das entidades, mais de 2 mil famílias foram afetadas por 12 ações no estado de São Paulo desde março.

O Tribunal de Justiça de SP diz que “trata-se de decisões jurisdicionais, proferidas em processos específicos e os magistrados têm independência funcional para decidir de acordo com os documentos dos autos e seu livre convencimento”.

O Governo de SP afirma que a Procuradoria Geral do Estado “está com ações de reintegração de posse de iniciativa do Estado suspensas deste o início da pandemia” e que “a Polícia Militar atua por ordem judicial, quando solicitada pelo Judiciário, em apoio as ações de reintegrações de interesse privado”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.