Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Moro racha movimento e explicita dificuldade de formação de frente ampla

Grupo que quer se equiparar ao das Diretas Já reage a proposta de convite para ex-ministro e tem divergências

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A possibilidade de Sergio Moro participar do comício virtual pela democracia organizado pelo Direitos Já! rachou o movimento. O convite foi proposto pelo deputado José Nelto (Podemos-GO). A reação de políticos de centro-esquerda foi imediata.

PORTA 

O ex-ministro Aldo Rebelo, por exemplo, afirmou: “Avisem quando estiver para acontecer”. Guilherme Boulos diz: “Se ele entrar por uma porta, eu saio por outra”.

CORAGEM 

O parlamentar goiano afirmou à coluna que defendeu o convite a Moro por ele ter tido a “coragem de poucos” de combater a corrupção e nunca ter se insurgido contra a democracia.

HISTÓRIA 

Ele lembrou que, para derrubar a ditadura militar, políticos como José Sarney e ACM saíram da Arena e aderiram ao campo democrático, na década de 1980.

HISTÓRIA 2

O coordenador do movimento, Fernando Guimarães, diz que "o ex-ministro Sergio Moro era até recentemente auxiliar direto do presidente [Jair] Bolsonaro. Por isso não foi convidado". Ele afirma ainda que "é a coordenação do Direitos Já! que tem a prerrogativa de realizar os convites. São apenas 100 pessoas".

ELE, SIM  

Um outro ponto de discórdia no grupo foi a leitura de um documento na abertura do evento, no dia 26. Ele não tocava em Jair Bolsonaro. Líderes de oposição exigiram que o nome do presidente estivesse no texto.

BALAIO 

A revelação, pela coluna Painel, de que o evento reuniria os ex-presidentes Michel Temer, José Sarney e FHC, e os ex-presidenciáveis Fernando Haddad (PT-SP) e Guilherme Boulos, além de Luciano Huck, gerou outra confusão.

TÔ FORA 

Temer, que já tinha até enviado vídeo para o ato, e Sarney desistiram de participar. O presidente Dias Toffoli tinha confirmado presença e também deu um passo atrás.

TÁ DIFÍCIL 

O racha em torno de Moro e de outros temas explicitam a dificuldade de se formar uma frente ampla no Brasil. De acordo com uma das lideranças que participará do evento, o nível de esgarçamento nos últimos anos no Brasil foi enorme —e não há hoje liderança que consiga unir os distintos polos da disputa política.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.